segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O melhor do Alentejo – Três novas Rotas do Fresco em Vila Viçosa, Borba e Alandroal

A Spira, empresa de revitalização patrimonial, apresentou no passado domingo dia 26 de Setembro três novas Rotas do Fresco em Vila Viçosa, Borba e Alandroal.
Este projecto tem a parceria dos municípios locais e entidades detentoras ou gestoras do património agora integrado nesta nova “Rota do Fresco”.
O programa iniciou-se pelas 10h00 na Pousada D. João IV com a presença da Directora Regional da Cultura, Aurora Carapinha, dos representantes das Autarquias de Vila Viçosa, Borba e Alandroal e da Entidade Regional de Turismo, assim como entidades convidadas, seguindo-se uma visita guiada ao Claustro do Convento das Chagas de Vila Viçosa.

Já em Borba, cerca das 11h30 a Drª. Catarina Valença Gonçalves levou a comitiva a descobrir os segredos da Igreja de S. Bartolomeu e pintura maçónica da Casa Terreiro do Poço, finalizada a visita seguiu-se o almoço n’a Talha em Borba.

A parte da tarde foi reservada ao Concelho do Alandroal com João Grilo, Presidente da Câmara Municipal a dar a conhecer a Ermida de Nossa Senhora das Neves, que surpreendeu pelo notável conjunto de frescos que apresenta, ainda no Alandroal a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alandroal, Fátima Ferreira, guiou a visita à Igreja da Misericórdia e antiga Sala das Autópsias da instituição.

Já ao fim da tarde com o sol a mergulhar no imenso lago do Alqueva a Spira – Revitalização Patrimonial Lda, terminou da melhor forma o dia dedicado ao lançamento das novas Rotas do Fresco “Do Sol e da Lua” (Alandroal), Vidas de Santos (Borba), e Duques e Duquesas (Vila Viçosa), com a distribuição de pastas temáticas e um pequeno lanche, mostra de artesanato local e declamação de poetas populares no Páteo de Cascalhais, junto a Joromenha.


O melhor das três novas Rotas

Vila Viçosa

Rota “Duques e Duquesas” de Vila Viçosa elege o património patrocinado pelos Duques de Bragança ao longo de mais de 2 séculos: começando no Convento das Chagas, actualmente transformado em Pousada, no qual se visita o claustro forrado a pintura mural, passando pela jóia tardo-renascentista da Igreja de Santo António, e descobrindo outros espaços de grande simbolismo histórico, Vila Viçosa mostra-se na forma escondida do interior dos seus monumentos. Refeições de grande qualidade gastronómica e a recuperação de alguns ofícios tradicionais como o trabalho em estanho ou a cantaria de mármore, são alguns outros pontos-fortes desta Rota.

Borba

A Rota do Fresco “Vidas de Santos” de Borba mostra um património rico, profundamente devoto e que, independentemente do encomendante, sempre elegeu a pintura mural como expressão preferencial dessa devoção. Desde conventos, a igrejas paroquiais, passando por pequenas ermidas, todo este património ganha novo sentido ao ser incorporado na Rota do Fresco que lhe traça um fio condutor. Em Borba, ainda se visitam duas casas particulares, também elas pintadas a fresco, terminando o percurso com uma representação de títeres tradicionais alentejanos, ou seja, bonecos tipo “Santo Aleixo”.

Alandroal

A Rota do Fresco do Alandroal, sob o tema “O Sol e a Lua” agrega um conjunto de monumentos menos conhecidos mas muito ricos em pintura a fresco e, curiosamente, sempre com a representação do Sol e da Lua, símbolo de uma profunda devoção mariana neste local. O Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova de Terena, Monumento Nacional, está naturalmente incluído no percurso, assim como o artesanato de mantas tradicionais, agro-pastoril e ainda a tradicional arte de declamação por poetas populares. A Rota do Alandroal não termina sem um petisco com o Alqueva em fundo, dando a conhecer este novo Alentejo da água.

Pinturas Alentejanas por descobrir

O Projecto Rota do Fresco pretende democratizar o acesso ao património cultural e natural do Alentejo e promover o seu conhecimento.
Para isso, foram criadas diferentes Rotas, Experiências temáticas e Programas através dos quais se pode aceder a património arquitectónico usualmente fechado, assistir ao vivo às tradições etnológicas, provar a gastronomia regional e perceber a paisagem envolvente. E sempre partilhando a descoberta de uma pintura mural – um “fresco”: o tesouro desconhecido do Alentejo.

Baseado numa rede de parceiros locais proprietários de património, entidades públicas, comerciantes, associações de desenvolvimento local – o Projecto Rota do Fresco tem por objectivo promover o desenvolvimento sustentável do território abrangido e a preservação do seu legado cultural.

Cada visitante Rota do Fresco contribui assim activamente para a preservação deste património uma vez que parte das receitas reverte para o desenvolvimento de programas de valorização e obtenção de mecenato / patrocínio para a conservação desta herança cultural comum.
A Rota do Fresco também se encontra disponível para pessoas com mobilidade reduzida.

As Rotas do Fresco podem ser visitadas em percursos de meio-dia, dia inteiro ou Tours de 3 e 5 dias. Descobrir a pintura mural é encontrar um tesouro escondido no Alentejo.
Saiba mais sobre o projecto em www.rotadofresco.com







































































































1 comentário:

  1. Sem dúvida um projecto com qualidade que não deixará de valorizar o património destes três concelhos.
    Embora tenha saído de Arronches ainda em jovem, julgo que existiam algumas capelas e ermidas ricas em frescos, espero que tenham sabido preservar esse património.

    M. Margalho

    ResponderEliminar