quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Alentejo - Rancho Folclórico de Arronches com nova Direcção para o biénio de 2010/2011


Realizou-se hoje dia 15 de Setembro a Assembleia Geral do Rancho Folclórico de Arronches, tendo a mesma tido lugar pelas 20h00 na sede do Rancho sitas nos antigos Celeiros da EPAC. Com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1 – Balanço das actividades do Rancho em 2009/2010

2 – Apreciação e votação do relatório de contas

3 - Eleição dos novos corpos gerentes para o biénio de 2010/2011

4 – Outros assuntos de interesse para o rancho.

Com esta eleição e tomada de posse oficial agendada já para o próximo dia 23 de Setembro pelas 19h00, começará uma nova etapa na vida social desta instituição arronchense, fundada em 24 de Maio de 1981, esperando-se que a mesma possa constituir uma mais valia para a dinamização do Rancho Folclórico, dando assim continuidade ao trabalho desenvolvido até então pelas anteriores gerências no decorrer das suas quase três décadas de existência.

Aos novos corpos gerentes agora eleitos Arronches em Notícias deseja as maiores felicidades para o seu mandato.

Assembleia Geral

Presidente: José João Gonçalves Bigares
1º.Vogal: João Luís Raposo Sanguinho
2º.Vogal: Manuel Francisco Rodrigues Fonseca
1º. Suplente: José Luís Velez Afonso
2º. Suplente: Rosa de Fátima Justa Procópio Caiadas

Direcção

Presidente: António Adelino Caiadas
Secretário: Maria João Silva Fernandes
Tesoureiro: Mercedes Conceição Fragoso
1º.Vogal: João José Caiadas
2º Vogal: Maria Teresa Palmeiro
1º. Suplente: Manuel Emílio Moitas de Jesus
2º. Suplente: Fausto Gaudêncio Trindade Conceição

Conselho Fiscal

Presidente: Madalena de Jesus Velez Cabaço
1º. Vogal: Jorge Felício Correia
2º. Vogal: José Joaquim Assis
1º Suplente: Paulo Arguelles Madeira
2º.Suplente: António Joaquim Rodrigues

12 comentários:

  1. Atenção!

    Atenção a quem pode fazer alguma coisa pela cultura da nossa vila .

    Há uma situação que se esta a deixar passar sem se fazer nada.

    Pergunto, e acho que pergunto muito bem, onde só se vão lembrar desta pergunta quando
    já for tarde.

    E o grupo de Pedrinhas,????

    Aquele que tanto dignifica Arronches pela sua exclusividade no mundo, aqueles que nos lembramos de referir quando estamos a falar de Arronches, aquele que dentro da musica e tradições leva o nome de Arronches a todo o lado, não falando só da televisão, rádios, mas também dos palcos por onde passou em todo o país.

    Para quando???

    Quando é que alguém se lembra de gravar um CD????

    Será que é só quando o tio Carlos morrer?? Aquela figura máxima do grupo, que só ele sabe as musicas e transmite a verdade das mesmas.

    Quando se perder os elementos que a idade já não vai perdoando é que se vai lamentar nunca se ter feito algo pelo grupo que deixe uma recordação digna de o futuro poder admirar.

    Recordações com certeza que vai deixar muitas, mas vai ser para aqueles que lá passaram, porque quando esses desaparecerem pouco haverá para recordar.

    O grupo de pedrinhas é o tio Carlos, pipas, fausto entre outros, e quando esses não poderem mais????

    Todos sabemos que nem só a vontade de alguns consegue transmitir toda a verdade que é aqueles que criaram e fizeram com que as pedrinhas de Arronches fosse um orgulho para todos os Arronchenses, embora aqueles que não tem três dedos de testa conseguem perceber isso.

    Acho que é um assunto que não pode ficar mais uma vez por pensar e não passar de promessas.

    ResponderEliminar
  2. Sobre o comentário do Senhor David Palmeiro, que aliás, é muito pertinente, sugiro que se houver:
    (a)- interessados em aprender
    (b)- apoios para quem esteja interessado em ensinar
    (c)- vontade política para colaborar na permanência de uma tradição que é exclusiva da Vila de Arronches.

    Endereço com saudade, um grande abraço ao
    Senhor Carlos, que vindo de uma família
    genéticamente poética é um decano das
    nossas(Arronchenses) tradições.
    Que se abra uma escola de ensino, nas instalações do próprio Rancho Folclórico.

    ResponderEliminar
  3. "(b)- apoios para quem esteja interessado em ensinar"??? Mas tudo gira à volta dos apoios?!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns aos comentadores,fumo branco já há,agora falta o resto.

    ResponderEliminar
  5. Como arronchense, venho agradecer publicamente ao Srº António Caiadas, aos antigos membros da direcção e aos novos membros, a continuidade do rancho folclórico de arronches. Principalmente ao novo presidente do rancho, que usou o bom senso, contráriamente a outros ex: directores de outras associações e colectividades que se demitiram das funções ou não tiveram a coragem suficiente para se recandidatarem.
    Digo isto, sem afinidades politicas, porque esta separação ideológica das pessoas/cores politicas, leva-nos a grande velocidade para o abismo, para o desinteresse, para o deixa andar, para o compadrio. A competência e o trabalho sério, cada vez pesa menos na nossa sociedade. Haja saúde...

    ResponderEliminar
  6. Desculpem remar um pouco contra a corrente, mas para mim o Rancho não tem futuro. E o futuro significa capacidade de evolução em termos de qualidade. Ter adultos em palco a dançar com crianças, todos do mesmo rancho, significa que há falta de adultos interessados em abraçar este projecto. E embora as crianças façam falta para irem apanhando o gosto ao folclore, apenas o adultos podem dar consistência ao projecto. Por uma simples razão: As crianças gostam, acima de tudo, das saídas que o rancho lhes proporciona, mas logo que estejam fartos e tenham outro tipo de interesses falham aos compromissos. Os adultos são mais responsáveis e não são tão propensos a faltar aos compromissos. Isto não é de agora, sempre foi assim.
    Depois o Rancho precisa de um ensaiador com muita experiência e conhecimento de folclore e tal como um treinador de futebol tem que ter capacidades de gestão e motivação de equipas. O Rancho tem isso?
    Futuro teria o Grupo das Pedrinhas se em relação a ele fosse feito um trabalho consistente, por alguém com conhecimentos de música e com conhecimentos em gestão das aparições públicas. Aparecer em qualquer casamento ou baptizado, a troco de meia dúzia de trocos, de uns almoços e de uns copos de tinto é que não pode ser, ou, se é, sai descredibilizado e em vez de ouvido com expectativa é ouvido com cansaço.
    E isto são as regras mais básicas que qualquer grupo ou cantor segue. Aparece se for bem pago e nos eventos que criteriosamente selecciona.

    ResponderEliminar
  7. Não vale a pena se maçarem muito porque estas coisas vão sempre dar ao mesmo, ora estejam uns ora estejam outros o resultado está sempre visivel.
    è bom que vá aparecendo gente que vá mantendo as instituições, mas por vezes as pessoas saturam-se de estar á frente do que quer que seja e pedem para sair e devem fazê-lo, para dar lugar a outros que tenham ideias... nem que seja para não fazerem nada. Haja saúde, como diz o sr. Eduardo Policarpo e o resto que se lixe.

    ResponderEliminar
  8. Concordo plenamente com o post do anonimo das 19:08h.

    ResponderEliminar
  9. Relembro ao Senhor que constesta os apoios que se não tivesse o apoio do ARRONCHES EM NOTÍCIAS, não se podia manifestar.
    Os apoios não são só de ordem financeira.
    Aproveito a oportunidade para apelar a todos os Arronchenses, que se unam em projectos ou ideias que dignifiquem a nossa Vila de Arronches.

    ResponderEliminar
  10. Criticar é muito fácil, mas por norma quando há eleicões para os corpos gerentes das instituições,sómente aparece um lista.Depois vêm os que só sabem criticar dizer bacoradas!!!

    ResponderEliminar
  11. Sou mais um dos que concorda plenamente com o Sr. Eduardo Policarpo.
    Pois falar é fácil, mas fazer qualquer coisa de borla, para o bem da comunidade onde vivemos é outra coisa completamente diferente.
    Parabéns Sr. Caiadas pela coragem e capacidade de trabalho que sempre tem demonstrado para com o Rancho Folclórico de Arronches.
    Agradeço-lhe como Arronchense.
    Muito Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Não sou de Arronches,mas de Marvão e a esse Rancho já pertenci como ensaiadora adorei estar no meio desse pessoal.A cultura é o melhor que temos é o que mostra como as pessoas se vestiam é pena não olharem para ela. Já tenho 30 anos de folclore, quero dar os parabéns ao Sr Caiadas por tanto esforço ter feito e faz,para manter o grupo. Esperança Rosado

    ResponderEliminar