terça-feira, 28 de setembro de 2010

Arronches – Curiosidades da fronteira com ponte mais pequena e a estrada mais estreita

Numa recente reportagem do programa Comando Actualidade da RTVE, mostrando como se vive na fronteira é mostrada a raia de Arronches, com recolha de imagens na zona da Parra e La Tojera, onde se pode ver os antigos comércios do Fareu e dos Lucas, assim como a estrada mais estreita que liga os dois países.

Já no Marco português o motivo da visita fica a dever-se à qualidade do café português que ainda é vendido a muitos espanhóis no comércio do Sr. Matias, assim é referida a mais pequena ponte internacional entre Portugal e Espanha.

O Programa tem cerca de 1hora, mas para quem tem falta de tempo para estas coisas da raia, ou ainda os prefiram ignorar outras fronteiras e outros modos de vida mostrados no vídeo, como a fronteira de Ceuta a Marrocos onde é contada a dura vida das mulheres (mulas) que transportam ás costas mercadorias entre os dois países, ou ainda a fronteira da Junquera Espanha/França com os seus inúmeros Puti-clubes onde centenas de bellas mujeres exercem a (dita) mais velha profissão do mundo, existe sempre a possibilidade de fazer deslizar o cursor do vídeo até aos últimos 15 minutos da reportagem, visualizando apenas as nossas fronteiras na Tojera e no Marco, onde tudo é pequeno salvo raras excepções, tais como as melancias ou os tomates da horta de D. Cipriana, mãe da Rosa que fazem as delicias dos clientes do restaurante Flor de Jara .

Link para o vídeo

1 comentário:

  1. Aqui está mais um "pequeno" trabalho de informação, ilustrado com magnificas fotografias da nossa fronteira, onde as diferenças de infra-estruturas/comunicações e aproveitamento dos fundos comunitários surgem no 1º metro do território de nuestros hermanos.

    ResponderEliminar