terça-feira, 18 de agosto de 2009

Arronches – Inauguração do Estádio Municipal

O Município de Arronches convida toda a população para a inauguração do Estádio Municipal, que terá lugar no próximo dia 22 de Agosto pelas 17h00.

Segue-se uma visita ás novas instalações do Estádio pelas 17h15-17h45.

Pelas 18h30 tem início o Torneio Triangular entre a A.D.C. de Esperança, Sport Arronches e Benfica e Futebol Clube Mosteirense.

A cerimónia de inauguração do novo Estádio Municipal de Arronches termina pelas 22h30 com buffet.

domingo, 16 de agosto de 2009

Arronches – Apresentação dos candidatos da CDU ao concelho

Esta tarde de Domingo dia 16 de Agosto foram apresentados os candidatos da CDU ao Concelho de Arronches.
A presentação teve lugar pelas 17h00 no Centro de Educação Ambiental de Arronches, e a mesma esteve a cargo de Maria Fernanda Serineu Bacalhau, Membro da Comissão Concelhia de Portalegre do PCP.

Com o lema “Sim é Possível Melhorar Arronches”, os candidatos da CDU referiram que a CDU dá importância ao colectivo.
Com uma equipa coesa, conhecedora da realidade do concelho e freguesias, com gente honesta e trabalhadora a CDU apresenta-se aos arronchenses, com a garantia de que se forem eleitos, tratarão todos os arronchenses por igual, sem discriminação de espécie alguma.
Todos juntos com trabalho e competência, vão encontrar as melhores soluções para melhorar Arronches.

Jorge Ventura é o candidatado da CDU – Coligação Democrática Unitária, à presidência da Câmara Municipal de Arronches, nas eleições autárquicas de 11 de Outubro.
É membro da Direcção Regional e da Comissão Executiva da União dos Sindicatos do Norte Alentejano e Coordenador da Direcção Distrital de Portalegre e membro da Direcção Central do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul.
Os cabeça de lista da Coligação Democrática Unitária CDU-PEV aos vários orgãos do concelho de Arronches são: Câmara Municipal, Jorge Ventura, Cesarina da Cunha e Daniel Balbino. Para a Assembleia Municipal, José Botelheiro, Daniel Balbino e Guilherme Ventura. Quanto ás freguesias em Assunção, Isabel Mendes, João José Marcos e Joaquim Candeias, na freguesia de Esperança, Olga Fernandes, Cesarina Cunha e Manuel Fernandes, em Mosteiros, José Vila Nova, José Botelheiro e Felipa Batuca.
Até esta data a CDU foi a única força politica que apresentou publicamente os seus candidatos.

Arronches – Noite de Fados nas escadarias da Igreja Matriz

As festas em Honra de Nossa senhora D’ Assunção, Padroeira da vila de Arronches decorreram com bastante animação no passado dia 15 de Agosto.

Numa noite fantástica de Verão o espectáculo de Fados na escadaria da Igreja com a família Câmara Pereira, voltou a trazer até Arronches largas centenas de pessoas.

No final do espectáculo e com todos os artistas em palco o padre Marcelino Marques agradeceu a disponibilidade da família Câmara Pereira e ainda a todas as entidades que colaboraram com a organização, assim como aos muitos voluntários que fizeram possível que a Festa em Honra de Nossa Senhora D’Assunção volta-se a ser o sucesso já conhecido no dia 15 de Agosto em Arronches.

Deixamos algumas imagens da “Noite de Fados com a família Câmara Pereira”















































sábado, 15 de agosto de 2009

Forcados Amadores de Arronches e Rui Salvador em Baião na Corrida “Reudo Ibérico Norte”

Baião no distrito do Porto vai receber a 23 de Agosto a Primeira Grande Corrida da “Revista Ruedo Ibérico”. A Praça de Toiros que todos os anos é instalada no lugar de Ingilde vai acolher este ano Rui Salvador, que completa 25 anos desde a sua "alternativa". A Corrida tem lugar já no próximo dia 23 de Agosto pelas 17h00 e está integrada nas Festas Concelhias de S. Bartolomeu.

Na apresentação desta Corrida de Touros em Baião Ricardo Nunes cabo do Grupo dos Forcados Amadores de Arronches, referiu que graças à tourada se houve falar de Baião no Alentejo e Ribatejo.

Cinco toiros, três cavaleiros e dois grupos de forcados entre os quais os Amadores de Arronches, vão fazer vibrar os amantes da tauromaquia.


Um pouco do historial dos Forcados Amadores de Arronches:

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches, tal como muitos outros grupos deste país, nasceu da aficion de um punhado de jovens amigos de uma vila tradicionalmente alentejana. Foi fundado em 1998, como Grupo de Forcados Amadores de Arronches em Outubro, pegando em espectáculos com artistas amadores, denominados variedades taurinas, chegando mesmo a pegar antes da sua apresentação com jaquetas, em Portugal, na localidade de Valsallor, em Espanha. O bom evoluir do Grupo, fez que em 12 de Junho de 1999, fizesse a sua estreia oficial, já de jaqueta, num cartel composto por três Amazonas, na Praça de Touros de Arronches e foi seu padrinho o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa. Foi seu cabo Fundador o Exmo. Sr. Joaquim Praxedes, que de 1999 a 2006, proporcionou a todos aqueles jovens a hipótese de vestirem uma jaqueta e de ombrearem com grandes nomes da forcadagem.

No ano de 2006, o cabo Joaquim Praxedes passou o relevo para RICARDO NUNES, actual cabo, tendo este agarrado o leme do grupo e começado um projecto para o futuro com muitas caras novas mas mantendo elementos fundamentais do grupo.

Fonte e foto: Jornal a Verdade
http://www.averdade.com/?aID=4097

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Arronches – Há fogos a mais nas bermas da estrada Arronches/Campo Maior

Desde o passado dia 09 de Agosto que os pequenos fogos nas bermas das Estradas Nacional 246 e 371 de Arronches a Campo Maior são uma constante.

Ainda na tarde de dia 14 ao início da noite foram três os focos de incêndio surgidos nas bermas da referida via nas imediações de Arronches, mais precisamente na saída de Arronches para Portalegre, na zona da igreja de Santo António e na Vinha da Tinoca.

Felizmente a pronta intervenção dos bombeiros e alguns populares que têm acudido a estes sinistros tem evitado danos maiores, para este facto tem contribuído também a quase ausência de vento e a pouca matéria combustível existente na zona.

Perguntamos até quando vai durar esta brincadeira de mau gosto que diariamente faz deslocar viaturas e bombeiros, numa manifesta falta de respeito por quem trabalha gratuitamente e por vezes fica impedido de socorrer outras situações mais graves.

Deixamos algumas imagens do fogo da Vinha da Tinoca.





























GNR de Portalegre dá mini-férias a quatro militares - GNR dá prémios a caçadores de multas

Segundo o Correio da Manhã de hoje, o "excepcional zelo e mérito" demonstrados no serviço valeu a quatro guardas do Destacamento de Trânsito da GNR de Portalegre sete dias de licença de mérito – férias extras –, atribuídos pelo responsável daquele comando territorial da GNR. Em causa estão os feitos alcançados na ‘caça à multa’, através da realização de patrulhas e detecção de excessos de velocidade por radar – onde foram colocados os quatro cabos, todos com mais de vinte anos de serviço.

Fonte:

Arronches – Festas em Honra da Padroeira Nª. Sr.ª D’ Assunção

As festas em Honra de Nossa senhora D’ Assunção, Padroeira da vila de Arronches vão ter lugar no próximo Sábado dia 15 de Agosto na Praça frente à Igreja Matriz.

Do programa dos festejos destacamos:

Logo pelas 09h00 - Arruada e peditório com a presença da “Banda de Música 1º de Dezembro”, de Campo Maior e Rancho Folclórico de Arronches.

10h30 - Missa solene em Honra de Nossa Senhora D’ Assunção na igreja matriz e bênção/reabertura do altar de Nosso senhor das Chagas.

11h30 - Procissão Solene pelas ruas da vila, acompanhada pela Banda de música 1º de Dezembro de Campo Maior.

18h00 - Abertura da Quermesse e Bar na Praça da República.

21h30 - Grande espectáculo “Fados” com a família "Câmara Pereira", na escadaria da Igreja Matriz - Praça da República.

No decorrer da noite de fados será servido o tradicional caldo verde e chouriço assado.

Os possíveis lucros obtidos com estas festividades revertem a favor do restauro dos altares existentes na Igreja Matriz.

A Paróquia de Arronches na organização desta festa conta com o apoio da Câmara Municipal de Arronches, Junta de freguesia de Assunção e Drinkpor Lda em Portalegre.

Arronches – Festas em Honra da Padroeira Nª. Sr.ª D’ Assunção



As festas em Honra de Nossa senhora D’ Assunção, Padroeira da vila de Arronches vão ter lugar no próximo Sábado dia 15 de Agosto na praça frente à Igreja Matriz.


Do programa dos festejos destacamos:

Logo pelas 09h00 Arruada e peditório com a presença da “Banda de Música 1º de Dezembro”, de Campo Maior e Rancho Folclórico de Arronches.

10h30 Missa solene em honra de Nossa Senhora d’ Assunção na igreja matriz e bênção/reabertura do altar de Nosso senhor das Chagas.

11h30 Procissão Solene pelas ruas da vila, acompanhada pela Banda de música 1º de Dezembro de Campo Maior.
18h00 abertura da Quermesse e Bar na Praça da República.

21h30 Grande espectáculo “Fados” com a família Câmara Pereira, na escadaria da Igreja Matriz - Praça da República.

No decorrer da noite de fados será servido o tradicional caldo verde e chouriço assado.
Os possíveis lucros obtidos com estas festividades revertem a favor do restauro dos altares existentes na Igreja Matriz.
A Paróquia de Arronches na organização desta festa conta com o apoio da Câmara Municipal de Arronches, Junta de freguesia de Assunção e Drinkpor Lda em Portalegre.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A INSCRIÇÃO LUSITANA DE ARRONCHES

Saiu finalmente um artigo sobre a inscrição em língua dita lusitana que mais recentemente se encontrou, recolhida no vale da Ribeira da Venda, a norte da vila de Arronches (distrito de Portalegre, Alto Alentejo, Portugal), na propriedade designada “Monte do Coelho”, uma laje de grauvaque, cuja superfície epigrafada terá sido previamente alisada para receber a epígrafe. A inscrição já tinha sido apresentada neste blogue, aquando da referência ao livro sobre os Lusitanos recentemente publicado pelo professor João Vaz, mas entretanto a peça foi estudada com alguma profundidade pelos especialistas:

[…] XX (viginti) • OILAM • ERBAM / HARASE • OILA • X (decem) •
BROENEIAE • H / OILA • X (decem) • REVE • AHARACVI • T • AV [...?] /
IEATE • X (decem) • BANDI • HARACVI • AV [...?] / 5 MVNITIE • CARIA •
CANTIBIDONE • // APINVS • VENDICVS • ERIACAINV[S] / OVOVIANI [?] /
ICCINVI • PANDITI • ATTEDIA • M • TR / PVMPI • CANTI • AILATIO

Que foi traduzido para Português do seguinte modo:

Para (…) vinte (…). Um cordeiro de erva para Harase. Dez cordeiros para Broineia H(arácua). Dez cordeiros para Reva Aharácuo. Dez T(?) AV(?)IEATE para Banda Harácuo. AV(?) para Municia Caria Cantibidone. Os ovelheiros Apino, Vendico, Eriacaino.
Revelai-nos a vossa vontade por um sinal. Gravamos esta oração de júbilo.

O texto do artigo continua ao longo de doze páginas (ver link acima, ficheiro pdf, três fotos), pondo de caminho a hipótese de o topónimo «Arronches» derivar do teónimo, ou epíteto, lusitano Haracui, mas o essencial do estudo é o seguinte:

No que concerne à religiosidade pré-romana, dir-se-ia que a epígrafe figuraria num local aonde a população se ajuntava para honrar os seus deuses em determinadas épocas do ano, hipótese que também se coloca para Lamas de Moledo, Cabeço das Fráguas e para o altar identificado em Marecos (Penafiel), testemunho de um solene ritual agrário, ligado ao ciclo da vegetação e da reprodução animal.
Atesta-se aqui um ritual muito semelhante ao da suovetaurilia, sendo várias as divindades invocadas: Banda, Reva e Munis, quanto às já conhecidas; Broeneia, jamais registada até ao momento. Divindades invocadas sob um epíteto seguramente tópico, Haracui ou Aharacui ou mesmo Harase (numa diferença de grafia que outras vezes se documenta em relação às divindades indígenas, fruto do ‘contágio’ da oralidade) ou, ainda, sob a forma de sigla H. De realçar a novidade de nos parecer que o teónimo
Munis vem grafado como Munitia e qualificado com dois epítetos, um (Caria) relacionável com outros teónimos indígenas, o segundo (Cantibidone) já documentado em relação a divindade conhecida, Erbina.
Poderão ser referidas na epígrafe outras vítimas, mas a que não parece oferecer dúvida é o cordeiro, em número de dez (o que também constitui uma novidade) e, expressamente, indicado como erbam, ou seja, se a nossa interpretação está correcta, como já estando em idade de pastar (não apenas ‘de leite’).
No domínio da Linguística, escusado será sublinhar quanto esta epígrafe, por estar redigida em língua considerada “lusitana” e por, na verdade, se ler sem grandes dúvidas, vai contribuir para esclarecer questões em aberto.
Como fonte para os estudos históricos propriamente ditos, o facto de, desta sorte, como que se fechar, pelo Sul, a zona atribuída aos Lusitanos, na sequência do que temos vindo a afirmar sobre a presença de onomástica “lusitana” no Nordeste alentejano - Lamas de Moledo a ocidente, Cabeço das Fráguas a norte, Arroyo de la Luz a oriente e Arronches a sul - reveste-se, doravante, de importância relevante, a matizar o que Jorge Alarcão tem vindo a considerar o território deste ‘povo’.
Aliás, nesse âmbito, a ligação com rituais afectos à transumância afigura-se-nos assaz plausível, aproximando-nos, pois, claramente dessa hipótese sugerida por Pedro Carvalho: “A ancestralidade de movimentos e de práticas poderia inclusivamente justificar a sobrevivência em época romana de lugares de culto indígenas na proximidade desses trajectos (junto a mananciais ou em pontos dominantes na paisagem), como forma de propiciar a celebração dos indispensáveis rituais - com sacrifício de animais - que assegurariam a protecção de pessoas e gado”.

Em suma: um texto de teor religioso, ritual, datável - pela paleografia - dos primórdios dos tempos romanos na Lusitânia. Pelas dúvidas que suscita, pelas novidades que traz em termos de designação de divindades e, até, de outra terminologia ainda por decifrar N constituirá, seguramente, um dos achados epigráficos mais importantes dos últimos anos na epigrafia da Lusitânia romana.

Fonte:
http://gladio.blogspot.com/2009/07/inscricao-lusitana-de-arronches.html


terça-feira, 11 de agosto de 2009

Alburquerque: XVI Festival Medieval de 13 a 15 de Agosto

Uma nova edição do Festival Medieval de Alburquerque vai ter lugar entre os dias 13 e 15 de Agosto.
O vasto programa de actividades medievais começa dia 13 com o pregão lançado da Torre Rocha convocando residentes e visitantes a participar nos festejos.

A partir desta data a cidade de Alburquerque na Extremadura espanhola vai encher-se de ambiente medieval com manifestações artísticas e tradicionais das três culturas: árabe, cristã e Judaica.




Este ano o ponto alto deste Festival vai ser a recriação especial dos amores de D. Pedro de Portugal e Dª. Inês de Castro, é precisamente sobre esta história metade lenda e metade realidade, que um grupo de músicos deleitarão o público com este romance medieval. O programa é completado com a boda entre estes dois protagonistas reais, seguidos de pomposos jogos medievais onde não faltarão muitos cavalos e personagens da época.

Uma excelente sugestão de passeio para quem está de férias, a cidade de Aburquerque fica situado a escassos kms de Arronches num local de grande beleza.

Deixamos o programa completo deste importante XVI Festival Medieval.
Mais informação em:
http://www.medievaldealburquerque.com/

Foto: Meira888
Programa: Drª. Fátima Velez de Castro

Arronches - falta de limpeza das bermas e valetas

Quando se pugna pelas entradas de qualquer localidade mais limpas e atractivas, as vias de comunicação apresentam por vezes um grande estado de desmazelo, quanto à limpeza de bermas ou rotundas.

Em Arronches esta situação está bem patente na entrada da vila com as bermas da estrada Arronches/ Campo Maior com a vegetação quase a chegar a invadir a própria faixa de rodagem. Lixos e, até, alguma degradação da sinalização são bem patentes, dando uma má imagem aos viajantes.

Ao que julgamos a responsabilidade pela limpeza das vias nacionais e IP’s é da empresa pública Estradas de Portugal. Por sua vez, a manutenção e limpeza da rede de vias municipais cabe às autarquias.

Deixamos a foto que ilustra o que a traz se expõe.

domingo, 9 de agosto de 2009

Arronches – fogo consome mato e restolho assustando moradores

Um incêndio consumiu esta tarde uma pequena área de restolho e mato junto à Estrada Nacional 246, na saída de Arronches para Portalegre.

A pronta intervenção dos bombeiros e moradores da zona evitou que o fogo toma-se maiores proporções tendo o mesmo sido contido junto da estrada dos Moinhos.

O Incêndio começou nas imediações da faixa de rodagem da EN 246, podendo o estar relacionado com o lançamento de algum cigarro mal apagado por parte de algum automobilista menos responsável.
Não deixa também de ser estranho, que mais o menos à mesma hora tenha surgido outro incêndio na estrada de Campo Maior nas proximidades de Degolados, local para onde se dirigiu a primeira viatura que saiu do Quartel dos Bombeiros de Arronches.

Deixamos algumas imagens deste sinistro efectuadas junto à quinta de S. Braz em Arronches.



























sábado, 8 de agosto de 2009

Elvas - Jovem morre de «overdose» no Freedom Festival no monte da Chaminé

Uma jovem de 20 anos de nacionalidade finlandesa, morreu esta sexta-feira no Freedom Festival, que decorre no Monte da chaminé entre Vila Fernando e Elvas, por alegada «ingestão de produtos químicos» que terão originado uma «overdose».

A jovem deu entrada nas urgências do Hospital de Santa Luzia de Elvas às oito e meia da noite e acabou por falecer por volta da meia-noite, apesar de todas as tentativas de reanimação que ao longo daquelas horas foram efectuadas pela equipa chefiada pelo Dr. Penalva e coadjuvada pela Dra. Aida”.

O corpo da vítima está na morgue do Hospital de Santa Luzia, entregue aos serviços de Medicina Legal e o caso vai agora ser investigado pela Polícia Judiciária.

O Freedom Festival começou no dia 6 de Agosto e vai prolongar-se até ao próximo dia 10, logo nos primeiros dias do Festival foram detidas mais de 60 pessoas nas imediações do local onde decorre o evento por posse de droga e outros desacatos.


Esta edição 2009 do Festival será regido por seis regras, tais como gerir o lixo e proteger o solo, preservar a água, administrar emissões, transportes e energia, proteger a ecologia local, responsabilidade "verde" e economia local e consciência e actividades ambientais.
De acordo com Wilma Faget, para a terceira edição do Freedom Festival são esperadas "milhares" de pessoas, vindas de "vários pontos do mundo".
"Na última edição, tivemos cerca de dez mil visitantes e para este ano não gostaríamos de exceder a fasquia dos quinze mil visitantes para podermos manter um certo ambiente familiar", explicou.
Considerado pelos promotores como "um dos melhores festivais do mundo" sobre a temática, o Freedom Festival pretende ser um evento "sustentável e bem organizado", com um "line up" de artistas de música electrónica de renome mundial.
Bastante contestado e Alvo de várias rusgas em anos anteriores, com algumas detenções por desacatos, consumos de estupefacientes, e com inúmeros protestos de associações ambientalistas, o Freedom Festival parece veio para ficar na zona de Elvas.

Esta é a segunda morte ocorrida neste festival, que decorre à semelhança dos anos anteriores, na herdade da Chaminé a cerca de cinco quilómetros de Elvas. Em 2007, morreu uma israelita.
Wilma Farget, uma das promotoras do evento, assegurou que a jovem finlandesa «foi acompanhada por todos os meios de socorro que se encontravam no festival» e que saiu do local «com vida».

Segundo a mesma fonte, o programa deste festival dedicado à música electrónica vai decorrer até segunda-feira «sem alterações».

Fontes: Wilma Farget Freedom Festival
- Rádio Elvas

Mosteiros – Chegou a Caixa Multibanco

Foi uma luta constante que a Junta de Freguesia local e utentes de Mosteiros acabaram de vencer, durante muitos anos tiveram que se deslocar a Arronches ou Alegrete para levantar dinheiro ou efectuar um simples pagamento através da rede Multibanco. A desejada máquina muitas vezes prometida finalmente chegou no passado dia 10 de Julho.

O equipamento agora instalado junto à sede da Junta de Freguesia de Mosteiros é pertença da Caixa de Crédito Agrícola, que mais uma vez demonstrou que a Caixa Agrícola é uma entidade bancária de proximidade com a população apostando também em pequenos núcleos urbanos, para a coordenadora do Balcão de Arronches, Iva Russo a vocação da Caixa é “Juntos, somos cada vez mais”.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A Diocese de Portalegre e Castelo Branco está a fazer o inventário do património religioso das suas paróquias

Segundo notícia avançada pela RP a Diocese de Portalegre e Castelo Branco está a fazer o inventário do património religioso das suas paróquias.

Uma das primeiras acções passou pela nomeação da comissão diocesana para o património e bens culturais, promovida pelo actual bispo.
D. Antonino Dias diz, em declarações à RP, que esta medida permitirá mais facilmente reconhecer e recuperar peças roubadas.

A comissão criada pela diocese congrega diversos especialistas, como arquitectos ou historiadores, que ajudam a identificar e preservar o património religioso, que em muitos casos é o único nas localidades.

Fechar os templos ou recolher as imagens tem sido a solução em algumas paróquias, o bispo de Portalegre e Castelo Branco considera este um mal necessário e que já vai contando com a tolerância do povo, que nem sempre reage bem ao fechar a sete chaves.

In: Rádio Portalegre
http://www.radioportalegre.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1891&Itemid=54

Em Arronches poucos anos após a revolução de 25 de Abril de 1974, o património religioso um pouco por todo o concelho esteve a saque, ele foi a antiga imagem do Rei Santo que desapareceu da sua ermida, os assaltos à igreja de Nª. do Carmo e Nª. Senhora da Graça de Mosteiros, esta ultima assaltada por diversas vezes.

Em parte este património desaparecido, por estar em mau estado de conservação e fora de serviço era guardado em anexos das igrejas, negligenciado por párocos e autoridades locais que não souberam acautelar atempadamente este património abandonado.
Como exemplo do atrás exposto deixamos esta imagem de património roubado da casa onde funcionou a antiga junta de freguesia de Mosteiros, junto da igreja de Nª. Sr.ª da Graça.

Arronches - Animação nas Noites de Verão

É já no próximo Sábado dia 08 de Agosto que o Grupo as " Três Marias", vem animar as Noites de Verão do Jardim do Fosso em Arronches com o espectáculo
"TODOS NÓS TEMOS AMÁLIA NA VOZ"
O espectáculo tem lugar pelas 21h30 junto à zona aquática do jardim e Insere-se na programação da Agenda Cultural do Município de Arronches.
O grupo as "Três Marias" são artistas da região de Setúbal, que transmitem a verdadeira magia do fado.

"Três Vozes"
"Três Estilos"

. Maria Madalena - Fado Castiço
. Maria do Céu - Fado Jovem
. Deolinda de Jesus - Fado Tradicional

O Grupo já fez mais de sessenta espectáculos, actuando em salas emblemáticas como os Claustros do Convento de Santa Clara de Portalegre, a Igreja Matriz de Alcochete, o Fóru Cultural do Montijo, O Centro Cultural do Barreiro, Auditório de Portalegre, Centro Cultural de Reguengos, entre outras localidades.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Comienzan las fiestas en La Codosera

As “ Ferias y Fiestas de La Codosera”, começam hoje dia 06 e vão prolongar-se até ao próximo dia 09 de Agosto com um vasto programa de animação.

As Festas 2009 são oficialmente inauguradas com a iluminação do recinto da feira, seguido do “Pregón de las Fiestas”, que este ano será lido por João José Viola Cardoso, cônsul de Portugal em Cáceres.

As “Ferias y Fiestas de La Codosera” atraem estes dias a esta localidade para além das gentes raianas de ambos os lados da fronteira, muito emigrantes que trabalham fora e visitam a sua terra apenas por ocasião das Festas.

A edição 2009 destas “Ferias e Fiestas”, promete ser bem animada não faltando as excelentes orquestras de baile para amenizar as noites de festa.

A não perder no Domingo dia 09 último dia das festas ás 02h00 da madrugada a queima de uma excelente colecção de fogo de artificio muito colorida.

Para consulta detalhada do programa das “Ferias y Fiestas 2009 de La Codosera poderá aceder aqui ao Site do Ayuntamiento de La Codosera:
http://www.lacodosera.net/gabprensa/2009/agosto/001.htm

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Arronches em Imagens…

Ponte do Crato – aqui está o resultado de algum condutor mais desatento, felizmente as velhas grades da ponte evitaram que a viatura acaba-se no leito do Rio Caia com maiores danos...






Rio Caia – Este é o Rio Caia junto de Arronches, depois de um Inverno pouco generoso em chuva este é o aspecto do nosso Rio em 05 de Agosto 2009.


Para Pensar: Esta mensagem colocada pelo CDS-PP junto da Piscina Municipal de Arronches não passa desapercebida.
Para onde caminhamos neste país onde pelo que tem visto os porcos já começaram a mandar no porqueiro…

Arronches – Passeio BTT

Integrado nas comemorações do II Aniversário Da Secção BTT do C. Columbófilo Arronchense, vai realizar-se no próximo dia 08 de Agosto de 2009 um Passeio de BTT pelo concelho de Arronches.

A concentração dos participantes desta prova tem lugar pelas 17h00 junto à sede do BTTCCA.

Organiza a prova o BTTCCA que conta com o apoio do Município de Arronches e diferentes Casas Comerciais.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Festas de Esperança com sucesso de público e criança ferida numa largada de toiros

Terminaram hoje dia 04 as tradicionais festas em Honra de Nª. Sr.ª da
Esperança que se prologaram desde o passado dia 31 de Julho.
Bastante participadas as festas de Nossa Senhora de Esperanças são dos festejos populares que se realizam no concelho de Arronches os que envolvem maior participação popular.

Como nota positiva a excelente organização dos festejos assim como a agradável meteorologia com bom tempo o que de certa forma veio a contribuir para o sucesso da festa.

Como nota desagradável um fortuito e infeliz acidente, no qual esteve envolvida uma criança de 4 anos de idade, atropelada por uma vaca quando em companhia de familiares circulava pelo recinto dos festejos.
Ao que conseguimos apurar o acidente ficou a dever-se ao facto dos familiares da criança julgarem que já não existia nenhum animal solto no recinto da largada.

O acidente ocorreu durante a Largada de Toiros que se realizou na passado Domingo dia 02 de Agosto pelas 18h30.
Prontamente socorrido no local o menino foi transportado para o hospital de Portalegre, acabando por ser evacuado para o Hospital de Dona Estefânia em Lisboa, local onde evolui das lesões sofridas.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Arronches - Padre Fernando Farinha substitui Marcelino Marques

Segundo informação do Boletim da Paróquia, o padre Fernando Manuel de Jesus Farinha, de 63 anos, vai ser o novo pároco de Nossa senhora D’Assunção de Arronches, incluindo S. João Baptista de Alegrete, Besteiros e Vale de Cavalos e Nossa senhora da Graça de Degolados.
O Padre Farinha em tempos passados foi professor no Liceu de Portalegre e Pároco de Marvão e arredores.

Actualmente é pároco de Nossa Senhora da Conceição de Salvaterra do Extremo, Nossa Senhora da Conceição de Segura e Nossa Senhora da Consolação de Monfortinho, todas no concelho de Idanha-a-Nova, Arciprestado de Castelo Branco.

O novo Pároco iniciará funções nas novas paróquias em meados de Setembro.

domingo, 2 de agosto de 2009

La merienda - Vícios Ibéricos

É sempre com prazer que lemos as crónicas de José Ramón Alonso de la Torre, na imprensa da Extremadura, muitas destas crónicas dedicadas à raia espano/lusa, neste caso dedicada ao vício da merenda dos portugueses na rua. Natural de Cáceres mas com origens familiares em Ceclavín. Actualmente de La Torre escreve uma coluna diária e uma reportagem dominical no periódico Hoy de Badajoz.

A não perder também o livro de viagens “La frontera que nunca existiu”, editado pela Editora regional de Extremadura e reeditado recentemente em edição de bolso.
Livro este que reúne sugestões de passeios e as melhores crónicas de José Ramón Alonso de la Torre.

Vícios portugueses/espanhóis

La merienda

Cada país tiene su sambenito. El de España es que somos muy ruidosos y el de Portugal, que siempre llevan consigo la merienda. En ambos países, se reacciona para prevenir estos supuestos vicios de los vecinos. Así, en Lisboa se ve en Semana Santa un cartel con el siguiente aviso: «Señores turistas, respeten el silencio portugués o váyanse a España». El cartel se dirige a todos los turistas, pero al final se fija claramente el destinatario. Por el contrario, en España, es común ver carteles con la leyenda: «Proibido facer merendas». No especifica a quién se le prohíbe, pero solo está escrito en portugués. Es igual que ese cartel que hay en los albergues juveniles holandeses, donde se exige, en general, silencio y respeto de las horas de sueño, pero solo está escrito en español. Atribulados por la fama de ruidosos, a los españoles nos encanta comprobar cómo a los postres, en los restaurantes de Amsterdam o de Lisboa, con el vino haciendo ya su efecto, los comensales dan voces y ríen a carcajadas. Aprovechamos entonces para elevar la anécdota a categoría y sacudirnos de paso el sambenito: «¿Veis como no solo somos ruidosos los españoles?». A los portugueses les sucede lo mismo con las meriendas y últimamente están exultantes al descubrir que los españoles, por efecto de la crisis, hemos empezado a merendar en prados y arboledas. Este viernes, el Diário do Sul titulaba con regocijo: «Espanhóis invadem represa de Marvão e trocan restaurante por merenda». Entrevistaban después a excursionistas de Cáceres y Alburquerque que comentaban lo felices que eran con su tortilla y su tintorro. El redactor no lo decía literalmente, pero se le notaba el retintín: «Veis, no solo los portugueses merendamos en la calle».

J. R. ALONSO DE LA TORRE

LInk para postagem original
http://www.hoy.es/20090721/caceres/portugueses-merendando-calle-20090721.html

sábado, 1 de agosto de 2009

Arronches - O Último Condenado à Morte

"O último condenado à morte" já está nos cinemas chegando ao Centro Cultural de Arronches na próxima 3ª feira 04 de Agosto pelas 21h30.

Foi acusado de um quádruplo homicídio: da tia, dos dois primos e da criada. Francisco de Matos Lobo, o último condenado à morte em Portugal, em 1842, é agora tema do filme de Francisco Manso, com os actores: Albano Jerónimo, Ângelo Torres, Ivo Canelas, Maria João Bastos, Nicolau Breyner

O filme recua a um período conturbado da História de Portugal, da guerra civil, entre absolutistas e liberais e recupera a história de um homem que nasce numa família conservadora e miguelista, que desiste do seminário por falta de vocação.

Vinda de França, Adelaide é uma mulher liberal, provocadora, que atrai qualquer homem.

O crime ocorreu na capital, mas foi em Castelo de Vide que se recriou a Lisboa do século XIX que teve como protagonista o último condenado à morte por enforcamento em Portugal: o jovem Francisco Matos Lobo, natural da Amieira do Tejo.

Muitos dos habitantes da vila alentejana fizeram figuração e todos os actores tiveram de ser caracterizados, à época.



"O Último Condenado à Morte" teve a sua ante-estreia muito recentemente em Castelo de Vide