sábado, 8 de agosto de 2009

Elvas - Jovem morre de «overdose» no Freedom Festival no monte da Chaminé

Uma jovem de 20 anos de nacionalidade finlandesa, morreu esta sexta-feira no Freedom Festival, que decorre no Monte da chaminé entre Vila Fernando e Elvas, por alegada «ingestão de produtos químicos» que terão originado uma «overdose».

A jovem deu entrada nas urgências do Hospital de Santa Luzia de Elvas às oito e meia da noite e acabou por falecer por volta da meia-noite, apesar de todas as tentativas de reanimação que ao longo daquelas horas foram efectuadas pela equipa chefiada pelo Dr. Penalva e coadjuvada pela Dra. Aida”.

O corpo da vítima está na morgue do Hospital de Santa Luzia, entregue aos serviços de Medicina Legal e o caso vai agora ser investigado pela Polícia Judiciária.

O Freedom Festival começou no dia 6 de Agosto e vai prolongar-se até ao próximo dia 10, logo nos primeiros dias do Festival foram detidas mais de 60 pessoas nas imediações do local onde decorre o evento por posse de droga e outros desacatos.


Esta edição 2009 do Festival será regido por seis regras, tais como gerir o lixo e proteger o solo, preservar a água, administrar emissões, transportes e energia, proteger a ecologia local, responsabilidade "verde" e economia local e consciência e actividades ambientais.
De acordo com Wilma Faget, para a terceira edição do Freedom Festival são esperadas "milhares" de pessoas, vindas de "vários pontos do mundo".
"Na última edição, tivemos cerca de dez mil visitantes e para este ano não gostaríamos de exceder a fasquia dos quinze mil visitantes para podermos manter um certo ambiente familiar", explicou.
Considerado pelos promotores como "um dos melhores festivais do mundo" sobre a temática, o Freedom Festival pretende ser um evento "sustentável e bem organizado", com um "line up" de artistas de música electrónica de renome mundial.
Bastante contestado e Alvo de várias rusgas em anos anteriores, com algumas detenções por desacatos, consumos de estupefacientes, e com inúmeros protestos de associações ambientalistas, o Freedom Festival parece veio para ficar na zona de Elvas.

Esta é a segunda morte ocorrida neste festival, que decorre à semelhança dos anos anteriores, na herdade da Chaminé a cerca de cinco quilómetros de Elvas. Em 2007, morreu uma israelita.
Wilma Farget, uma das promotoras do evento, assegurou que a jovem finlandesa «foi acompanhada por todos os meios de socorro que se encontravam no festival» e que saiu do local «com vida».

Segundo a mesma fonte, o programa deste festival dedicado à música electrónica vai decorrer até segunda-feira «sem alterações».

Fontes: Wilma Farget Freedom Festival
- Rádio Elvas

Sem comentários:

Enviar um comentário