sábado, 15 de agosto de 2009

Forcados Amadores de Arronches e Rui Salvador em Baião na Corrida “Reudo Ibérico Norte”

Baião no distrito do Porto vai receber a 23 de Agosto a Primeira Grande Corrida da “Revista Ruedo Ibérico”. A Praça de Toiros que todos os anos é instalada no lugar de Ingilde vai acolher este ano Rui Salvador, que completa 25 anos desde a sua "alternativa". A Corrida tem lugar já no próximo dia 23 de Agosto pelas 17h00 e está integrada nas Festas Concelhias de S. Bartolomeu.

Na apresentação desta Corrida de Touros em Baião Ricardo Nunes cabo do Grupo dos Forcados Amadores de Arronches, referiu que graças à tourada se houve falar de Baião no Alentejo e Ribatejo.

Cinco toiros, três cavaleiros e dois grupos de forcados entre os quais os Amadores de Arronches, vão fazer vibrar os amantes da tauromaquia.


Um pouco do historial dos Forcados Amadores de Arronches:

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches, tal como muitos outros grupos deste país, nasceu da aficion de um punhado de jovens amigos de uma vila tradicionalmente alentejana. Foi fundado em 1998, como Grupo de Forcados Amadores de Arronches em Outubro, pegando em espectáculos com artistas amadores, denominados variedades taurinas, chegando mesmo a pegar antes da sua apresentação com jaquetas, em Portugal, na localidade de Valsallor, em Espanha. O bom evoluir do Grupo, fez que em 12 de Junho de 1999, fizesse a sua estreia oficial, já de jaqueta, num cartel composto por três Amazonas, na Praça de Touros de Arronches e foi seu padrinho o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa. Foi seu cabo Fundador o Exmo. Sr. Joaquim Praxedes, que de 1999 a 2006, proporcionou a todos aqueles jovens a hipótese de vestirem uma jaqueta e de ombrearem com grandes nomes da forcadagem.

No ano de 2006, o cabo Joaquim Praxedes passou o relevo para RICARDO NUNES, actual cabo, tendo este agarrado o leme do grupo e começado um projecto para o futuro com muitas caras novas mas mantendo elementos fundamentais do grupo.

Fonte e foto: Jornal a Verdade
http://www.averdade.com/?aID=4097

2 comentários:

  1. isto é tudo muito bonito mas ja pararam para pensar o trabalho que dá isto tudo.
    eu pessoalmente tento acompanhar sempre que posso o grupo de forcados da nossa terra mas nunca vi por lá os grandes entendidos de toiros só em arronches o que para mim é pouco. este é um grande trabalho do cabo mas forcados e amigos não individualizem ninguem pois nestas coisas não se podem criar grupos todo o pessoal faz falta para pegar toiros e neste momento voces estão por cima. gostava de ver a direcção apoiar mais este grupo pois já lá vão 12 corridas que eu acompanho e sem ser em arronches não os vejo. o apoio não é só de fora que tem que vir se calhar em primeiro lugar tem de ser de dentro. só mais uma coisa gostava que todos o que escrevem dessem a cara abraço a todo o pessoal do grupo e para o G.F.A. Arronches venham toiros e vinho

    ResponderEliminar
  2. Força Amadores de Arronches..... Venha Vinho, muitas tardes e noites de triunfo e glória

    ResponderEliminar