domingo, 19 de julho de 2009

Esperança – descoberta nova gruta com pinturas rupestres



Na margem portuguesa a ribeira do Abrilongo que delimita a fronteira entre Portugal e Espanha na freguesia de Esperança no local denominado de Pego do Inferno acaba de ser identificada uma nova gruta com arte rupestre.
A descoberta foi efectuada por uma equipa de investigadores da Universidade de Évora, coordenada pelo Dr. Jorge Oliveira.
Localizada num local de grande beleza paisagística esta gruta apresenta figuras antropomórficas, com colorações vermelho escuro, associadas a pinturas digitadas, decoram a parede sul desta gruta.

Os trabalhos que estão a decorrer na freguesia de Esperança integram o projecto ARA – Arte Rupestre de Arronches, e contam com a colaboração da Universidade de Évora e das Universidades espanholas de Alcalá de Henares (Madrid) e da Extremadura (Badajoz).
Os próximos três anos vão ser dedicados por esta equipa de investigadores aos trabalhos de campo, estando previsto que no final do projecto seja criado um Centro de Interpretação de Arte Rupestre, a sediar num antigo lagar de azeite recentemente adquirido pela Câmara Municipal de Arronches na freguesia de Esperança.

1 comentário:

  1. Extraordinária descoberta, mais uma magnifico achado arqueológico para o património do Concelho de Arronches! Parabéns à Universidade Évora, o achado está nas mãos de quem sabe, aguardamos com expectativa que a estudem e integrem no conjunto de pinturas rupestres já identificado, na freguesia da Esperança. Quanto ao Nosso Município, aguardamos que saiba valorizar e tirar proveito desta riqueza Patrimonial, cada vez mais extensa e importante.

    ResponderEliminar