segunda-feira, 20 de julho de 2009

Arronches foi o cenário escolhido para o "Pristina 092" com a preparação dos militares portugueses para o Kosovo

Desenvolvido no âmbito do 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado KTM/ KFOR (Kosovo Force), a iniciativa "Pristina 092" constitui o exercício final de aprontamento, onde são validados os níveis de treino de aperfeiçoamento operacional alcançados pelo Batalhão e ministrados no âmbito do Plano de Treino Operacional e a capacidade operacional da Força antes de partir para o Kosovo.

Ao longo destes dias, serão praticados vários exercícios de planeamento, controlo e a conduta de Operações Tácticas, associadas às Operações de Apoio à Paz, no quadro das missões e tarefas passíveis de serem desempenhadas pelo 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado, tendo como referência o ambiente operacional que se vive no Kosovo e as evoluções possíveis que tal ambiente pode assumir.

Para o efeito, e aproveitando as semelhanças entre algumas vilas Alentejanas como Fronteira e Arronches e o local da missão, que se desenrolará em ambiente urbano, foi criado um cenário realístico em conformidade com a avaliação dos riscos e ameaças do Teatro de Operações do Kosovo, de forma a permitir aos cerca de 290 homens praticar as acções militares relacionadas com a missão.





Em paralelo a este exercício estão a desenvolver-se um conjunto de actividades junto da população que, além de explicarem o que é o "Pristina 092", tenta aproximar os militares da população local. São exemplos disso a Escola de Nave Fria na freguesia de Mosteiros local onde estiveram instalados nos dias 19 1 20 de Julho, cerca de 100 militares, que desencadearam ao inicio da manhã de dia 20 uma acção de cerca e busca ao Convento de Nª. Sr.ª da Luz no núcleo histórico da vila de Arronches.
Deixamos algumas imagens captadas pela nossa objectiva desde exercício militar em Arronches.
Fonte: Jornal Fonte Nova

Sem comentários:

Enviar um comentário