segunda-feira, 27 de julho de 2009

Arronches: Anunciada a Requalificação da Estrada Arronches/Campo Maior/Retiro

“Chegou a hora de investir no interior”. Foi esta a ideia principal que Paulo Campos, Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, salientou no passado sábado, dia 26 de Julho, na cerimónia de lançamento do concurso público para a obra de beneficiação da Estrada Nacional (EN) 371 e da Estrada Regional (ER) 371 entre Arronches, Campo Maior e Retiro (junto à fronteira).

Paulo Campos declarou que “chegou a hora do litoral ser solidário com o interior”, apontando que “é necessário que se faça justiça e que se seja solidário para com regiões onde, durante anos e anos, não foram feitos investimentos”. Diz o mesmo que, “este Governo, ao contrário dos anteriores, tem feito uma aposta forte nas ligações rodoviárias no interior do país”, contribuindo assim para uma substancial baixa no número de sinistros e de vítimas mortais no concelho de Portalegre.

Nos últimos anos esta via bastante utilizada por tráfico pesado com ligação a Espanha no troço entre Arronches e a fronteira do Retiro em Campo Maior para além de bastante estreita para o tipo de trânsito que comporta, apresenta ainda evidentes sinais de degradação com lombas e buracos que certamente já contribuíram para a ocorrência de diversos acidentes.

Importante para a segurança deste via seria a criação de um “Parque de Descanso para Camionistas”, num local onde os pesados possam estacionar em segurança para que os condutores possam descansar ou comer alguma coisa.

Junto da vila de Arronches é frequente ver estacionados diversos camiões na zona da Ponte de Santa Maria, ocupando parte da faixa de rodagem e prejudicando o trânsito, esta situação verifica-se não pela falta de civismo dos camionistas, mas penas porque não lhes é facultada outra alternativa.

2 comentários:

  1. E a estrada vai continuar a passar pelo interior da Freguesia de Degolados ?

    É que deve ser a parte mais perigosa de toda a estrada, e nalgum dia ( com tantos camiões de combustiveis a passar diariamente ) irá acontecer uma desgraça naquela localidade,pois para além de ser o local de convivio (devido ás sombras existentes)dos mais idosos, existe uma ponte perigosissima (ao final da descida que atravessa a localidade) que terá +-100 anos e que no momento mal alberga um camião, quanto mais dois .

    Quem quer ser o responsável, por um previsivel acidente,que poderá causar vitimas ?

    ResponderEliminar
  2. Em Degolados também existe o mesmo problema com os camiões parados nas pequenas gares e ocupando parte da estrada pelo que o parque de descanso para pesados é uma necessidade nesta estrada.
    Só que não acredito que os burocratas da EP tenham visão para esta questão, agora devem estar todos ocupados a projectar rotundas.

    ResponderEliminar