quarta-feira, 22 de julho de 2009

Arronches- Cegonha no Jardim do Fosso

Em Arronches nos últimos dias um juvenil de Cegonha-branca depois de deixar de ser alimentado pelos pais abandonou com fome e sede o ninho na torre da Igreja da Santa Casa da Misericórdia, sem ainda conseguir voar durante 2 dias andou pela Praça da Republica por entre carros com o risco de ser atropelada.

Felizmente esta ou outra jovem Cegonha procurou sobrevivência no Jardim Municipal do Fosso, local onde vem sendo alimentada pelos trabalhadores de uma obra que ali decorre assim como pelo restaurante do jardim.
Solicitada a intervenção dos técnicos do Parque Natural da Serra de S. Mamede e SPNA da GNR foi decidido que o melhor para o animal seria continuar no jardim por mais alguns dias de forma a recuperar forças e conseguir voar.

Desconhece-se as causas que levaram a que estes juvenis não tenham abandonado o ninho, o que geralmente a 24 de Junho, logo após o dia de S. João. As cegonhas brancas fazem só uma postura anual, composta normalmente por 3 a 5 ovos. O período de incubação dura de 29-30 dias. As crias são protegidas e alimentadas pelos pais, encontrando-se a voar ao fim de 2 meses.

A Cegonha branca em Portugal: É sobretudo uma espécie de ocorrência estival no nosso País, passando o Inverno no continente Africano. Apesar disso, muitas delas podem permanecer entre nós ao longo de todo o ano, especialmente no sul do país.

Deixamos o contacto do SOS Ambiente e Território – 808 200 520

http://www.gnr.pt/portal/internet/sepna/12.denuncias/form_sepna.asp

Sem comentários:

Enviar um comentário