quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Ruínas da Fortaleza de Juromenha vão ser recuperadas através do Alentejo 2020

A candidatura do Município de Alandroal para a recuperação da Fortaleza de Juromenha foi aprovada pela Comissão Directiva do Alentejo 2020, num investimento total de 3,5 milhões de euros de financiamento comunitário, o que vai permitir restaurar as ruínas da antiga Fortaleza de Juromenha, que actualmente apresenta um cenário de desleixo onde o que resta da bandeira portuguesa flutua ao vento esfarrapada.

O município de Alandroal irá realizar ainda um investimento de cerca de 1,2 milhões de fundos próprios destinados a restaurar as muralhas abaluartadas, estando inserido num projeto de recuperação mais amplo que inclui a recuperação do interior da fortaleza no âmbito do programa Revive.

O programa Revive, destinado à recuperação e requalificação de património histórico, a fortaleza, com planta de modelo poligonal, é constituído por duas cinturas de muralhas, uma interna, onde se situa a torre de menagem, e outra externa, sendo esta de tipo abaluartado, com planta estrelada.

No espaço interior da fortaleza foram edificadas as igrejas da Misericórdia e a matriz, e também os antigos Paços do Concelho e respectiva cadeia, e ainda uma cisterna de planta rectangular que no passado abastecia a população.

Actualmente, no interior do recinto muralhado existem as ruínas das duas igrejas, da cadeia e dos antigos Paços do Concelho.

Situada numa colina sobre o rio Guadiana, a antiga fortaleza de Juromenha em termos paisagísticos possui uma localização privilegiada, com magnificas vistas sobre o rio Guadiana e regolfo do Alqueva no Alentejo com a Olivença de fundo.
Fotos/ E. Moitas / 2019







Sem comentários:

Enviar um comentário