segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Arronches – Junta de Freguesia de Assunção levou seniores a conhecer as Salinas de Rio Maior


Os seniores residentes na área da freguesia foram conhecer as Salinas de Rio Maior, Mosteiro da Batalha e Fátima,  através de uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Assunção e destinada à população sénior, a levar a efeito nos  dias 22 e 29 de setembro de 2019.

A primeira fase desta iniciativa cultural decorreu no passado domingo com a visita ás Salinas de Rio Maior, localizadas a 60 Km do mar, local onde a comitiva foi recebida do Posto de Turismo local, que deu a conhecer ao grupo a importância destas curiosas salinas, únicas em Portugal e as segundas existentes no mundo.

Após a visita seguiu-se um almoço convívio numa unidade hoteleira de Rio Maior, para na parte da tarde o programa tem continuidade com uma visita ao grandioso e histórico Mosteiro da Batalha, uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa e europeia.

Este excecional conjunto arquitetónico resultou do cumprimento de uma promessa feita pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória em Aljubarrota, batalha travada em 14 de agosto de 1385, que lhe assegurou o trono e garantiu a independência de Portugal.

As obras prolongaram-se por mais de 150 anos, através de várias fases de construção.

Já ao final da tarde o grupo rumou até Fátima, com visita livre ao Santuário.

Esta iniciativa da Junta de Freguesia sempre organizada com profissionalismo tem como objetivo promover hábitos de vida culturais e dinamizar as rotinas e relacionamentos dos participantes, sempre acompanhados pelo presidente da Junta de Freguesia, José Louro, que nos referiu “a realização destes passeios para além do convívio  facultam ainda  um dia diferente a muitos idosos que certamente não teriam oportunidade de sair de Arronches, se não fosse a junta a promover estas iniciativas,  os mesmos resultam ainda de um compromisso assumido no programa de actividades desta Junta, e mantido durante o actual mandato.

Nas duas viagens programadas pela Junta de Freguesia de Assunção, participam mais de 100 seniores, que foram acompanhados na primeira viagem pelos responsáveis da Junta de Freguesia e vereador Nelson Velez em representação da Câmara Municipal de Arronches, que colabora com a cedência de transportes.
Fotos/ E. Moitas / Veja mais fotos no Facebook





















Sem comentários:

Enviar um comentário