sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Arronches – TDT com deficiente cobertura e tentativas de burla com TV paga

Com as dúvidas sobre a cobertura (terrestre ou via satélite) da TDT, a subsistem em vastas zonas do interior do país e no concelho de Arronches com especial incidência na freguesia de Esperança, as tentativas de burla e campanhas agressivas com a TDT são constantes tudo isto com suspeitas de ser preparado directa ou indirectamente por operadores e distribuidores de serviços de TV paga com a escusa de que “se não tiver TV cabo não vai ver televisão depois de Janeiro”.

Esta situação já levou a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores a vir a público questionar a forma como este serviço está a ser implementado no país, alertando que não é obrigatório aderir a qualquer assinatura de televisão paga.

Destacando ainda que, para as famílias sem televisão por subscrição que são a maioria em Portugal, a mudança para a TDT não traz vantagens no imediato, visto manterem-se apenas os 4 canais livres (enquanto Espanha passou de 6 para 20, por exemplo) e nem o canal em alta definição previsto de início avançou.

Com a Portugal Telecom (PT), vencedora do concurso TDT em Portugal responsável por implementar a TDT, a Portugal a sacudir a água do capote a aconselhar os consumidores residentes em áreas com deficiente cobertura de sinal a pagar do seu bolso a técnicos para verificarem a cobertura, quando o problema é da (PT) ao não criar as condições adequadas de cobertura de sinal.

A DECO alertou ainda o regulador ICP – ANACOM para o que considera ser a violação do princípio de equidade entre recepção terrestre e por satélite. A última tem custos superio­res e prejudica, sobretudo, os consumidores nos pequenos meios habitacionais, mais isolados da informação e com menos recursos financeiros.

A DECO apela também à ANACOM para estudar formas de ultrapas­sar os constrangimentos de acesso a equipamentos e de in­definição da qualidade da cobertura de sinal. A associação exige que a PT disponibilize gratuitamente equipas técnicas para informar no terreno.

Pelo que se pode depreender com o jogo de interesses que possivelmente se escondem com o lucrativo negócio da TV paga (ao começo muito barata mas de final caro para quem for na conversa e assinar o contrato), o qual faz parte da esfera de negócios da (PT), é bem provável que vastas zonas do concelho de Arronches fiquem privadas do serviço público de televisão com taxa paga mensalmente na factura da luz.

Na região de Portalegre o apagão da televisão analógica está marcado para 26 de Abril de 2012, se até lá não conseguir cobertura de sinal proteste, faça valer os seus direitos, não tem que pagar mais de 50 Euros mensalmente para ter acesso ao serviço publico televisão, nem obrigação de instalar dispendiosos equipamentos de recepção de sinal, por último se até lá não lhe derem ouvidos o melhor mesmo é esquecer que ainda é português e sintonizar o TDT espanhol, é grátis tem qualidade e vasta oferta de canais, muito além dos apenas 4 canais previstos para a pobre TDT portuguesa ao que parece sem força ou vontade sequer para cobrir com qualidade a totalidade do território nacional.

6 comentários:

  1. É vergonhoso o que se passa com a TDT. Comprei eu na Amadora um conversor de sinal para usar aqui em Arronches, e qual não é o meu espanto que ao ligá-lo não tinha qualquer sinal.Contactei os serviços técnicos da PT(800200838)e informaram-me que esta zona estava incluida nos 13% do país, que ou não tem acesso ao sinal digital ou se tem é deficiente. perguntei qual era solução e disseram-me que se queria ver TDT teria que comprar um Kit Satélite e orientá-lo para o referido emissor na Serra de S. Mamede e tinha o custo de €60,00. Mas eu estou à vista do emissor e se o sinal analógico chega a Arronches como é que o digital não chega? e se eu compro uma antena de satélite, a distancia do emissor ao satélite é maior do que a distancia do emissor a Arronches. Pois,´mas é a informação que eu tenho. Por aqui me fiquei indignado com a informação que nos dão e da maneira como a PT lida com estas situações, pensando ao mesmo tempo que se orientarmos a antena para Espanha e tivermos um descodificar passamos a ver não mais canais do que em Portugal.Com isto nos ficamos, não nos calemos, vamos protestar e fazer uso dos nosso direitos como portugueses iguais aos do resto do País.

    ResponderEliminar
  2. Claro que da PT ou outra empresa que negociasse com televisão paga era de esperar esta situação, é obvio que lhe interessa mais vender o tal meo, quanto á TDT a tal miséria dos 4 canais nacionais abertos em SD e um 5º canal "HD" que não tem qualquer conteúdo. Com a actual conjuntura económica, estou em crer que dificilmente haverá acordo entre os operadores para dinamizar o tal canal HD na TDT. Ou seja, em Portugal a TDT foi mais uma aldrabice estilo "Bolonha": muito paleio, muitas promessas e futuro radioso, mas no fim paga-se mais pela mesma treta que já existia antes com a agravante do sinal TDT nem cobrir a totalidade do território nacional.

    ResponderEliminar
  3. Embora a grande maioria da população portuguesa tenha cobertura TDT, existe uma pequena percentagem da população (de 13 %) que não terá acesso à nova televisão digital por via terrestre, uma vez que a PT afirma que não existe viabilidade técnica para a cobertura TDT em todo o território nacional. Para estas situações, o serviço de televisão digital com os 4 canais gratuitos nacionais, será assegurado através de uma tecnologia alternativa a pagar pelos residentes nos citados (13 %), ou seja, através de TDT Complementar via satélite (Direct To Home – DTH).
    Uma vergonha e fiasco das novas tecnologias TDT e um ultraje para com pessoas que sempre tiveram televisão, fiquem agora sem ela depois de acabar o sinal analógico que chegava aos locais mais recônditos do Portugal profundo.

    ResponderEliminar
  4. A verdade é só uma, o TDT é mais um negócio da china para o estado, assim como outros tantos. Arranja-se leis, serviços obrigatórios para que os pobres falidos (Portugueses) tenham que pagar, ou seja, para encher os bolsos a alguém, porque alguém recebe o dinheiro dessas empresas que vendem os tais produtos obrigatórios. Digam-me isso são os direitos e deveres do Português??? Onde o estado inventa de tudo para extorquir mais e mais dinheiro ao povo. Não basta as reduções de salários e de direitos, se não também estas modernices ou invenções inteligentes, para alguém como é claro, (TDT`s, e SCUTS, etc.)... Não vale a pena dizer mais, porque todos nós sabemos mas acho que ninguém quer ver ou então são sadomasoquistas.
    O Nosso pais é um negócio da china, digamos que até estão de parabéns aqueles que inventam estas formas fáceis de ganhar euros á pala do português que já nem vai tento para comer, e atenção, se tiveres muito doente e não tiveres euros não vale a pena apareceres aos hospitais, porque sem euros para pagar a taxa moderadora não és atendido, se por acaso te aparecer uma doença que ate podia ser resolvida ao princípio vai deixar de ser porque deixas de ter condições para fazer exames.
    Enfim, já nem vale a pena lamentar, porque nós é que somos o Portugal, porque tudo o que é feito nós portugueses consentimos, logo nós somos o principal problema do país.

    ResponderEliminar
  5. Se no concelho de Arronches não houver adequada cobertura do sinal digital, é de concluir que as autoridades tratam os seus residentes como estrangeiros. Mas continua a cobrar os impostos a esses portugueses exclúídos?

    ResponderEliminar
  6. eu moro em portimão e conpre um aparelho dexes baratos na wortem afinal nao da nada que xe passa afinal kom tudo isto onde é que vivemos peço que façam alguma coisa nos nao temos que pagar o que eles querem deviam faser gratuito pois o intresse disto tudo é deles em ganhar € a nossa conta isto é vergunhoso DECO faxam alguma coisa para nos ajudar logo nem dinheiro temos pa comer cuanto mais para essas invençoes agradecia que fisecem alguma coisa pelos portugueses !

    ResponderEliminar