sábado, 31 de dezembro de 2011

Arronches – Protesto contra o encerramento da linha do Leste entre Abrantes e Badajoz

Um grupo de cidadãos de Arronches e Monforte protestou hoje ao início da manhã junto ao Apeadeiro de Arronches e Assumar contra as medidas anunciadas pela CP que visam acabar com o serviço de passageiros na linha do Leste na ligação Abrantes - Elvas e Badajoz, já a partir de 01 de Janeiro de 2012, colocando bandeiras negras na desactivada Estação de Assumar e Apeadeiro de Arronches.

A razão evocada pela CP em comunicado prende-se com “necessidade de redução de custos e aos significativos prejuízos decorrentes dos serviços em causa, não estão reunidas as condições para continuar a assegurar a exploração ferroviária na Linha do Leste.

Ainda segundo a CP, “a Linha de Leste tem elevados custos operacionais e uma reduzida procura de passageiros por comboio”, não referindo que a baixa procura de passageiros deste serviço tinha origem na má conservação desta via (votada ao abandono) com comboios a circularem a passo de caracol e horários desadequados.

Sacudindo a água do capote a transportadora adianta que como “deixa de existir a infra-estrutura para a prestação do serviço de transporte ferroviário, não deve ser o operador deste transporte a assegurar as alternativas de mobilidade das populações”.

Recentemente em declarações à Rádio Portalegre, o porta-voz do Grupo de Amigos da Ferrovia do Norte Alentejano, Paulo Fonseca, admitiu que esta decisão é a “machadada final” no serviço ferroviário no distrito de Portalegre, acusando ainda o Governo de fazer “orelhas surdas” aos anseios e necessidades das populações do distrito de Portalegre.

Um pouco de história - Linha do Lesta

De referir que a assinatura do contrato para a construção e exploração da Linha do Leste entre o Governo português e D. José de Salamanca aconteceu em 1859.

A conclusão da Linha do Leste só terminou em 1863, com o comboio a passar a fronteira e a ligar Lisboa a Badajoz.

Foram 148 anos de história com gente dentro dos comboios ao serviço das populações ligando os meios rurais à capital de um império hoje à deriva e sonhando com melhores dias.

1 comentário:

  1. Portugueses:O COMBÒIO È O TRANSPORTE TERRESTRE MAIS SEGURO,`CÒMODO E RÀPIDO NO MUNDO PARA O TERCEIRO MILÈNIO.Não comparem um combóio com um autocarro.O combóio já circula a mais de 570km/h,um autocarro a 120km/h|Nunca viram um combóio em dupla tração?Gastaram todo o dinheiro vindo da Troika,em,mais de 2000km de auto estradas ,novos CEMITÈRIOS DE PORTUGAL,mais de 700 mortos no ano 2011,e na ferrovia ,encerraram uns 800km de linhas das mais rentáveis,mataram o Alentejo.Ministro falhado antes de se encerrar,uma linha deve ser visto pelas estatisticas anuais das estações o seu rendimento.Não aprendeu a contabilidade ferroviária!É alérgico aos combóios.A linha do Leste com ligação a Espanha pode receber mercadoria do porto de Lisboa Santa Apolónia Embarque.Renovar a Linha do Leste,e ramal de Caceres,com travessas de betão e eletreficadas,são linhas internacionais.Mude de vida Snr ministro.Ex chefe de estação em Azaruja,Machede e chefe de combóio na Estrela de Èvora.Mauricio Arrais.Abrantes.9/2/2012.

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