sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Arronches – Bombeiros aconselham a população a contactar o INEM

Com pedido de publicação recebemos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arronches um “Comunicado à População e uma nota de Imprensa”, alusivos à “Importância de Ligar 112”.


Assinam os documentos que transcrevemos na íntegra o Comandante da AHBVA, Marco Vieira e Presidente da Direcção, Paulo Trindade.


COMUNICADO À POPULAÇÃO

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches aconselha a população do
Concelho a contactar, preferencialmente, o INEM através do número nacional de emergência 112, sempre que necessitarem de socorro no âmbito da emergência pré-hospitalar.

Sem prejuízo do atrás referido, podem eventualmente ligar para os Bombeiros
Voluntários de Arronches que, após receberem a chamada de socorro solicitam ao
INEM a triagem da situação, accionando de imediato, o meio de socorro adequado.
Este procedimento prende-se com o facto de ser do INEM a responsabilidade pela prestação de socorro pré-hospitalar, que através da triagem que efectua às chamadas de socorro, determina a necessidade ou não de uma ambulância. A confirmar-se essa necessidade, todos os custos inerentes ao transporte e assistência até ao hospital serão do INEM.

Caso o INEM, na triagem efectuada, determine que a situação não se enquadra nos parâmetros da emergência pré-hospitalar, o transporte e assistência até ao hospital será, ainda assim e se o doente o desejar, efectuado pelos Bombeiros, sendo os respectivos custos imputados ao doente.

Com esta alteração de procedimentos, que aliás já é prática corrente noutros concelhos do nosso Distrito, não querem os Bombeiros Voluntários de Arronches fugir à sua responsabilidade de socorrer e assistir a população do Concelho de Arronches.
Trata-se, apenas, de melhorar a prestação de socorro, aumentando a qualidade do mesmo e reduzindo os custos deste serviço para a população.

Com a certeza de que a população do Concelho contará sempre com o apoio e presença dos “seus” Bombeiros Voluntários, apelamos a que este procedimento seja respeitado, estando ao dispor para esclarecer qualquer dúvida que entretanto possa surgir.
Lembre-se: em caso de emergência, Ligue 112…


NOTA DE IMPRENSA

A IMPORTÂNCIA DE LIGAR 112. .

No nosso país, a responsabilidade da prestação do socorro pré-hospitalar está atribuída ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que através dos seus Centros de
Orientação de Doentes Urgentes (CODU) efectua a triagem e encaminhamento das diversas situações que lhe são apresentadas neste âmbito.

Após essa avaliação, efectuada por técnicos de emergência (enfermeiros, médicos e outros técnicos), caso se justifique a deslocação do doente ou sinistrado para o Hospital mais próximo, o INEM mobiliza os seus meios, no caso, uma ambulância e/ou a viatura médica de emergência e reanimação (VMER), caso a gravidade da situação assim o exija.

No entanto, nas zonas onde os meios do INEM são insuficientes ou não existem, são mobilizados os bombeiros. É o que acontece no nosso concelho.
Na verdade, no concelho de Arronches, à semelhança do que acontece em muitos outros, são os bombeiros que efectuam, a totalidade das situações de emergência pré-hospitalar, ainda que por vezes e em situações mais graves com o apoio no local da VMER ou, via telefone, dos técnicos do INEM.

Mas, se são os bombeiros que fazem o serviço, porquê ligar 112?
Ao ligar o número europeu de emergência, tem a certeza que, qualquer que seja a situação no âmbito do socorro pré-hospitalar, a mesma será tratada por um técnico de emergência, que após efectuar a devida triagem da situação, fará encaminhar para o local o meio ou os meios mais adequados à situação, para que o socorro seja rápido e eficaz.

Existe ainda um outro factor que por si só é diferenciador: o custo
Efectivamente, ao ligar 112 e, caso a situação, após a triagem, seja considerada uma emergência médica, os custos inerentes ao transporte e assistência até ao hospital são inteiramente suportados pelo INEM, não havendo qualquer custo para o doente, ainda que o transporte seja efectuado pelos bombeiros. Eventuais custos para o doente apenas serão devidos se, após a triagem do INEM, a situação não for considerada emergência e, ainda assim, o doente queira utilizar o transporte dos bombeiros em ambulância para se deslocar até à unidade de saúde.



Trata-se, pois, de beneficiar de um serviço que está à disposição de todos, inteiramente gratuito e com apoio de técnicos de emergência.
Por tudo isto é importante ligar 112!

Sem comentários:

Enviar um comentário