domingo, 5 de setembro de 2021

Alentejo - Estátua-menir encontrada perto de Arronches

Nos últimos dias a página web do município de Arronches, deu a conhecer que “foi descoberta pelos proprietários do Monte do Rebôlo, uma propriedade agrícola localizada a escassos kms do núcleo urbano da vila, uma estátua-menir antropomórfica, que, após uma primeira observação efetuada por um arqueólogo, se julga ser do início da idade dos metais.


Ainda segundo a mesma fonte, foi manifestada a intensão de doar o referido artefacto arqueológico à autarquia para que possa estar disponível para ser apreciado por toda a população, existindo da parte da Câmara Municipal o interesse em colocar a estela em exposição num dos núcleos museológicos do concelho.”


Para já, segundo a autarquia foram encetados “contactos com uma instituição de ensino superior, tendo em vista o estudo do objeto agora encontrado”, frisou a autarquia.


Recorde-se que no concelho de Arronches têm sido descobertos, ao longo dos anos, diversos artefactos com milhares de anos de existência, hoje pouco conhecidas da maioria dos habitantes e dispersos por algumas instituições, na posse de particulares ou depositados em espaços municipais.


Em 1997 foi encontrado outro notável achado arqueológico pelo proprietário do Monte do Coelho, no decorrer de obras num antigo forno de cozer pão,  uma lápide votiva do séc. I a.C. que se juntou ao património histórico do concelho de Arronches, com destaque para diversos abrigos com pinturas rupestres, ruínas de antigas igrejas rurais, antas ou a necrópole do Zambujal entre outros.


De referir que em 1917, foi encontrada no concelho de Arronches, pelo francês Henri Breuil,  uma estela antropomórfica, Calcolítico Final - Bronze Inicial, proveniente de Vale do Junco, na freguesia de Esperança, hoje depositada no Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa.


Uma réplica desta estela e designada como “Estela de Vale de Junco”, integra o acervo do Centro de Interpretação da Identidade Local, freguesia da Esperança, concelho de Arronches, local onde pode ser vista.

Com/ Emílio Moitas




 

Sem comentários:

Enviar um comentário