segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Portalegre - Feira das Cebolas de 11 a 12 de setembro, no Jardim da Avenida da Liberdade

A tradicional Feira das Cebolas de Portalegre irá realizar-se este ano, nos dias 11 e 12 de setembro. Um evento que vai ter algumas restrições comparativamente aos anos anteriores, conta com um Mercado de Produtos Hortofrutícolas e Agroalimentares, bem como com uma venda de Bagageira Aberta, no Jardim da Avenida da Liberdade.


Esta última iniciativa, que decorrerá nos dois dias da Feira, com início às 10h00 e término às 20h00, e à qual convidamos todos a participar de forma gratuita, abrange um conceito muito interessante, uma vez que consiste em estacionar o carro, abrir o porta-bagagens e vender todo o tipo de produtos artesanais e/ou velharias pretendidos.


A abertura da Feira está marcada para as 10h00 e contará com a animação do Rancho Folclórico dos Fortios. O Grupo de Cantares Cant’Alagoa terá a sua atuação às 16h00, marcando, desta forma, os primeiros eventos da Feira, no Jardim da Avenida da Liberdade.


No entanto, é no Centro de Artes do Espetáculo (CAEP) que a noite de sábado termina, com um concerto, de entrada gratuita, de Luís Represas, com início às 21h00. Devido à situação pandémica que se tem enfrentado, o espetáculo não poderá decorrer no exterior, como habitual.


Igualmente na entrada do CAEP, apelamos a todos os interessados a realizar um donativo a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.


No domingo, às 10h00, inicia-se o último dia da Feira das Cebolas, com o Rancho Folclórico e Cultural da Boavista.


Às 16h00, irá atuar a Associação Cultural Sons do Campo, igualmente no Jardim da Avenida da Liberdade.


A Feira das Cebolas é um evento secular que alia a mostra e venda de hortícolas, agroalimentares e artesanato ao reviver de algumas memórias, história e identidade da região, enquadradas num conjunto significativo de atividades de cariz cultural e recreativo, que visam manter vivas as tradições e as raízes rurais do concelho.


Esta iniciativa pretende manter viva uma tradição que se viu reconhecida por alvará a 3 de agosto de 1753, momento em que se fixou a data para a realização da Feira das Cebolas, em Portalegre, no mês de setembro.

Com/ Emílio Moitas 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário