sábado, 22 de fevereiro de 2020

Caçador que torturou uma raposa condenado a 4.000 euros de multa


O caçador que no decorrer de uma jornada de caça, torturou uma raposa até morte, foi agora condenado ao pagamento de 4.000 euros de multa, entre outras sanções, uma pena imposta pelo Governo de Aragão, informou fonte do Departamento de Agricultura desta Comunidade Autónoma Espanhola.

Tratou-se de um homem residente em Huesca, de 37 anos, que depois de denunciado foi identificado pelo “Seprona da Guardia Civil”, e acusado de um delito grave de mau trato animal.

Num vídeo que surgiu nas redes sociais com imagens de extrema violência, e causa indignação entre animalistas e caçadores, pode observar-se como um homem agride brutalmente um animal débil que já tinha uma das patas traseiras amputadas.

Mal-amada por caçadores tanto em Espanha como em Portugal, que no passado viam na raposa, um competidor na caça ao coelho, o animal esteve sempre no ponto de mira das espingardas, ou quando capturadas vivas em laços eram utilizadas no treino de matilhas de cães, lançadas ás matilhas em recintos fechados onde eram atacadas até à morte.

Uma situação de mau trato animal que segundo fonte que solicitou anonimato as autoridades estão a investigar, existindo ainda suspeitas da captura de gatos domésticos também utilizados nesta prática cruel.  

Atualmente  em Portugal a raposa começa a ser vista com outros olhos, como refere um caçador do Tramagal, no concelho de Abrantes “Há uns anos atrás ainda se fazia um convívio que assinalava o culminar da época de caça com uma batida às raposas, ficando uns com a pele ou com o rabo para troféu. Mas hoje isso já não acontece", afirmou, tendo observado nunca ter "provado" raposa, mas que alguns caçadores a faziam de "caldeirada".

"Toda a minha vida foi feita aqui no campo, numa aldeia rodeada de bosques e ribeiras, e aprendi a viver com as raposas, a conhecê-las e a respeitá-las. São selvagens, mas não fazem mal a ninguém e quando se aproximam das aldeias e dos galinheiros é por falta de comida, pelo que, caçá-las, só faz sentido para controlo e equilíbrio do número de predadores".

Imagens violentas!



Sem comentários:

Enviar um comentário