terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Arronches - Ponte do Crato com gradeamento danificado

A velhinha ponte do Crato que no passado foi o único local de passagem do Rio Caia, a quase tudo tem resistido, grandes cheias das ribeiras de Caia e Arronches, terramotos e outras calamidades naturais e humanas ao longo de séculos.

Inserida na nova zona de lazer ribeirinha de Arronches, beneficiou de alguns melhoramentos como a pintura da ponte e limpeza do espaço envolvente.

De tempos a tempos o gradeamento do monumento sofre o impacto de viaturas automóveis que entram em despiste ou executam manobras na zona da ponte como se verificou nos últimos dias com a destruição do gradeamento na entrada da ponte.

Embora se constate que em Arronches a cultura e o património histórico são pouco valorizados pelos arronchenses, deixo um breve apontamento sobre a secular Ponte do Crato, em cujos blocos de granito ainda é possível hoje observar as marcas dos canteiros com símbolos gravados nas pedras por ele talhadas.

Descrição:
Edificada no século XVI, esta ponte atravessa o rio Caia. É formada por seis arcos de volta redonda, em grossa alvenaria com silhares e aparelhos de granito em blocos talhados.

Ponte com seis arcos de volta perfeita, dispostos em intervalos regulares. Intradorso dos arcos aparelho isódomo, de pedra granito, sendo visíveis em muitos dos blocos de pedra marcas dos pedreiros; aparelho rebocado ficando apenas à vista a pedra das aduelas.

Talhamares triangulares a juzante. Tabuleiro horizontal com 60m de comprimento por 7,3m de largura, alcatroado. Guardas com gradeamento de ferro. As estruturas da ponte têm o aparelho, de pequenas pedras de granito e argamassa, à vista. Nas extremidades da ponte duas tabuletas onde se lê: "O.P. J.A.E. GRANDE REPARAÇÃO E ALARGAMENTO 1957".

Acessos:
Sobre o Rio Caia, à saída SO. de Arronches, na estrada que liga a localidade a Assumar. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,121327, long.: -7,291292
Fotos/ Emílio Moitas / Fonte/monumentos.gov.pt




Sem comentários:

Enviar um comentário