domingo, 27 de março de 2016

A Páscoa de Arronches é nas margens do Caia na zona do Baldio

Logo que a Páscoa se avizinha e com ela o Espírito de União e Fraternidade entre famílias e grupos de amigos, são muitos os arronchenses e gentes vindas de localidades da região incluída Espanha, que procuram o melhor lugar para acampar nas margens da barragem do Caia, sempre que a meteorologia o permite, mantendo assim uma tradição antiga.

Com alguns dias ou mesmo semanas de antecedência aqui são reservados locais e instalados verdadeiros acampamentos, faça chuva ou esteja sol estas mini férias de Páscoa são mesmo passadas na barragem em contato com a natureza com destaque para as zonas do Baldio, Pedra da cegonha ou Furadas.
Por estes dias a habitual tranquilidade da zona com o canto das aves ou a balir dos rebanhos de ovelhas é substituída pelo roncar de motores de motos e veículos todo o terreno ou música até bem entrada a madrugada.

Mas embora o sábado e domingo sejam animados o dia grande na barragem é mesmo a Segunda-feira de Páscoa, Arronches fica deserta, o almoço no campo faz parte da tradição, chega a faltar espaço para encontrar uma sombra ou um bom lugar para estender a toalha para ao almoço e saborear um belo ensopado ou assado de borrego, acompanhados de uma boa pinga da região.

Ao fim da tarde come-se o folar e dá-se mais umas voltas pelo campo, para ao anoitecer de Segunda Feira de Páscoa ou nos dias imediatos começam a ser desmontadas as tendas e a paz regressa às margens do rio Caia, a natureza algo ressentida do impacto humano e alguns excessos de gente menos respeitosa com o ambiente aos poucos volta à normalidade aguardando a próxima invasão que vai ocorrer no próximo ano.

No decorrer destes dias de convívio nas margens do Rio Caia, há apenas a lamentar um acidente que envolveu um jovem que colidiu violentamente de moto contra uma vedação de arame farpado, acabando por ter de receber tratamento hospitalar.

Deixamos algumas imagens registadas na ao início da tarde deste Domingo de Páscoa na zona do Baldio de Arronches.
Fotos: E. Moitas 















Sem comentários:

Enviar um comentário