terça-feira, 15 de março de 2016

Arronches acolheu a visita budista do Lama Guyrme

Arronches foi o local escolhido para uma visita de carater privado por parte do Lama Guyrme, que aqui permaneceu durante alguns dias, visitando todo o concelho e contatando com residentes desta zona raiana do Alentejo.

Numa tarde de sol fomos ao encontro deste estranho e ilustre visitante, o Lama Guyrme, e num amistoso passeio pelo Jardim do Fosso, que acabaria à mesa como manda a tradição Alentejana, na Pastelaria Natália, entre café e chá,  e ficamos a saber que o budismo é um dos fenómenos mais antigos do mundo. É a quarta religião depois do Cristianismo, do Judaísmo e do Hinduísmo. O Budismo não é propriamente uma religião mas mais uma filosofia de vida, visto que, no centro da sua mensagem está o homem; Deus fica numa enigmática penumbra.

O objectivo do Budismo – não é a fusão em Brama (o Absoluto), nem a união com Deus, mas chegar ao Nirvana que significa apagar os fogos da saudade e do apego (este pode ser atingido nesta vida). Ensina a via para fugir ao sofrimento e à dor

Um dos princípios fundamentais do budismo é o desenvolvimento de uma atitude de compaixão ou benevolência, de amor, e de comunidade com todos os seres vivos, sem ferir, ofender ou depreciar nenhum deles.

No decorrer do encontro com o Lama Guyrme, ficamos a saber Portugal tem desde 2014, um dos maiores centros de retiros budistas tibetanos da Europa, fica junto a Alcácer do Sal, em Santa Susana, o Centro Gephel Ling tem mais de 60 hectares e coloca Portugal na rota internacional do budismo tibetano.

Referiu-nos ainda que ficou rendido à beleza das paisagens desta zona raiana do Parque Natural da Serra de S. Mamede, com destaque para a Serra dos Louções e área das Pinturas Rupestres de Esperança, assim como à tranquila forma de vida dos residentes locais, deixando-nos  um convite para uma visita ao “Centro Gephel Ling”, em Alcácer do Sal, um local que resultou da aspiração dos Lamas para que Portugal tenha um pólo de promoção da cultura tibetana e dos ensinamentos do Buda e também um centro de retiros com capacidade para albergar, com conforto, praticantes provenientes de vários pontos de Portugal e do mundo para receberam ensinamentos específicos das Tradições Nyingma e Kagyu do budismo tibetano. 
Fotos:Emílio Moitas e Diana



Sem comentários:

Enviar um comentário