quarta-feira, 9 de março de 2016

Morreu Cesáreo Rey - As ovelhas merinas e o mundo rural perderam o lutador e o amigo

O ganadeiro abulense (de Ávila), Cesáreo Rey, radicado na Extremadura, e que foi um grande defensor do mundo rural na continuação do uso das canadas reais, vias pecuárias e dos montados de azinho e da raça de ovelhas merinas, morreu na passada terça-feira, aos 83 anos em Mérida.

Aquele que foi pastor transumante, e lenda viva da transumância em Espanha, que durante anos percorreu com as suas ovelhas, vales e montes à procura de melhores pastos para o rebanho e chegou a atravessar com as ovelhas a Gran Vía em Madrid, e a encontrar-se com o Rei Felipe VI (então Príncipe de Asturias).  Agora no final da sua jornada e de toda uma vida dedicada à raça merina, deixa-nos um legado digno de admiração e respeito que que merece ser perpetuado.

O ganadeiro ou apenas o simples pastor como gostava de ser chamado, vai ser sepultado hoje dia 9 de março, ás 12h00, nessa bonita terra extremeña que um dia o enamorou “Valverde de Mérida”.

Num excelente artigo do meu amigo Juan Serna Martín (de Don Benito), e autor do blog “Del Huerto a la Granja”, publicado esta quarta-feira dia 9 de março, no Diario Hoy, recorda com carinho a Césareo Rey, que um dia no final dos anos cinquenta do século passado chegou à Extremadura com o seu rebanho, naquelas que eram as grandes rotas de migração sazonal de gado na Península Ibérica, andando três ou quatro quilómetros por dia, de maneira a que os animais fossem pastando e bebendo para descansarem e pernoitarem perto de uma qualquer povoação.

Pode ler aqui o artigo completo e ver fotos:


Sem comentários:

Enviar um comentário