sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Arronches - Águia-calçada caçava pombos e colidiu com a torre


Que os pombos domésticos que nidificam às dezenas nas torres da vila de Arronches são disputados por caçadores e aves da rapina, não constitui motivo de admiração, os primeiros por diversão a pretexto de supostos prejuízos nas culturas agrícolas vão dando uns tiros e comendo alguns pombos, os segundos (aves de rapina), por necessidade dada a escassez de peças de caça no campo, encontraram aqui um importante reservatório de alimento fácil.

Sendo frequente observar quer de dia ou mesmo durante a noite (bufo-real Bubo bubo), aves de rapina a tentar caçar algum pombo junto das torres, o insólito desta situação reside apenas no fato de uma destas tardes de fim de verão, uma Águia-calçada Hieraaetus pennatus,  numa tentativa falhada de caça acabar por colidir com a torre e cair ferida numa rua adjacente à Praça da República.  

Recolhida pela GNR, a ave foi encaminhada para o Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco, local onde está a recuperar com sucesso da colisão com a torre, para logo que esteja totalmente recuperada ser devolvida novamente à natureza.

A Águia-calçada, é uma rapina de médias dimensões, que se caracteriza pela sua cauda quadrada e pelas patas emplumadas. Os indivíduos de fase clara são fáceis de identificar, a plumagem é preta e branca, conferindo um forte contraste nas partes inferiores, o que torna estas aves distinguíveis à distância.

Embora escassa na maior parte do território nacional, pode ainda ser vista no Alentejo, com destaque para as zonas das barragens do Caia e Montargil e na região de Barrancos. Durante o Inverno surge no estuário do Sado e na lagoa de Santo André.

Sem comentários:

Enviar um comentário