quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Arronches - Idoso festeja centenário com a esposa e família cheio de vida


José da Costa trabalhou de mestre sapateiro e na agricultura e aos 100 anos ainda transborda saúde.

José da Costa festejou, hoje dia 08 de outubro, 100 anos de vida, junto da família e dos amigos. Sempre com um sorriso no rosto, este idoso, natural da freguesia de Assunção, no concelho de Arronches, é uma pessoa cheia de saúde e fez questão de apagar as três velas do bolo de aniversário com um único sopro, numa festa que reuniu a família num restaurante de Mosteiros.

Filho de José da Costa e Gregória Pereira, teve cinco irmãos, três rapazes e duas raparigas, perdendo a mãe por motivo de doença, com apenas 12 anos.  

Casado com Jacinta Maria Lopes, hoje com 88 anos e também ainda de perfeita saúde, o jovem casal que reside na rua de Olivença, segredou-nos que segredos para a longevidade, “não há nenhum, foi Deus quis que chegasse-mos juntos aos 100”, embora tenha dito que sempre levou uma vida sempre regrada e dedicada ao trabalho e à família.

Pai de cinco filhos, 4 rapazes e uma rapariga, Sempre bem disposto, o idoso recorda que começou a trabalhar com 13 anos, foi aprender a profissão de sapateiro que ao longo da vida desempenhou com "maestria", trabalhando em Arronches em algumas casas do ramo como a famosa sapataria do José Dias, na rua 5 de Outubro ou ainda na Escola do Exercito em Lisboa durante algum tempo.  

Mas nos tempos livres, que diga-se não eram muitos, que isso de criar cinco filhos não foi fácil, José da Costa ainda tinha tempo para o desporto de salão, frequentador das então famosas Sociedades Recreativas de Arronches, foi um exímio praticante de bilhar e jogador de cartas, assim como um frequentador assíduo dos bailaricos.

 Recordando outra das suas paixões a lavoura e a horta refere, “Ainda sou capaz de ir para o quintal e amanhar lá umas couves se for preciso”, lembrando que ainda se desloca sozinho e com o seu próprio pé todos os dias à pastelaria da Sandra para tomar o seu café.

Contente por ver a família reunida e agradecido pelas manifestações de carinho de que foi a alvo, a começar logo pela manhã com os cumprimentos do padre Fernando Farinha, que fez questão de o ir felicitar a casa, disse, “Tenho saúde até ao fim da vida”, gracejando.


Sem comentários:

Enviar um comentário