sábado, 3 de novembro de 2012

Arronches – Baixa natalidade em reportagem TVI

A baixa natalidade registada no Alentejo e em Arronches em particular, foi hoje dia 3 de Novembro tema de reportagem no jornal das 8 da TVI.

A reportagem que visou a taxa de natalidade no Concelho de Arronches, a menor do Distrito de Portalegre contou com a intervenção de diversos residentes e ainda da Presidente de Câmara, Eng. Fermelinda Carvalho.

De referir que este tema já tinha sido capa do jornal Expresso no passado mês de julho, que juntou os 8 bebés nascidos em 2011 no concelho de Arronches, numa foto de família registada na escadaria da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção.

Ainda segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), O Alentejo continua a ser a região com a mais baixa taxa de natalidade do país (8,4 por cento), enquanto o Centro subiu ligeiramente, para 8,7 por cento, assim como a região de Lisboa (11,4 por cento).
Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a população residente em Portugal em 2006 era de 10.584.344 habitantes.

Nas projecções de População Residente, o INE estima que em 2046 a população diminua para 9.532.000 indivíduos, número bastante inferior ao actual.

A proporção de população jovem reduzir-se-á 13 por cento e a população idosa aumentará para 31 por cento, agravando-se, assim, o processo de envelhecimento da população portuguesa expresso no índice de envelhecimento de 238 idosos por cada 100 jovens.




1 comentário:

  1. A notícia pretende justificar a redução da segurança social, mas é uma falácia vergonhosa: por esta lógica, o Luxemburgo, a Alemanha, os EUA (de entre outros) nem deveriam existir, pois a sua população é formada em grande parte por imigrantes. Quem desconhece que a falta de naturais pode ser sempre colmatada recebendo imigrantes? Os nossos jovens estão é a fugir deste maldito país e depois de os termos criado, dado instrução e colocado aptos pró trabalho! Agora vão criar riqueza e descontar para a segurança social de outros países. Mas porque será que os jovens em idade de procriar não nos dão mais crianças? Pensem, pensem que encontram a resposta. 1º Porque não conseguem um emprego e muito menos estável que lhes permita criar uma família, pelo que fazem como qualquer animal em cativeiro quando o ambiente não lhe é propício: deixa simplesmente de procriar 2º Os jovens que saem vão procriar lá fora, para onde vão. 3º O ambiente português também já não é suficientemente atrativo para trazer para cá imigrantes que tenham cá os seus filhos. Portugal pretende ter é escravos e não trabalhadores. Assim, muitos dos que tinham vindo para cá estão é a regressar aos seus países. 4º O desemprego, a redução de salários, pior educação, pior assistência na saúde, pior apoio no desemprego, mais impostos e outros custos sempre a subir, a eliminação de abonos de família e outros apoios sociais às famílias também não ajudam. 5º O futuro dos portugueses não é nada promissor, nem para os adultos nem para as infelizes crianças que nasçam agora. Isto tem que ver com o que já referi atrás. Assim, deixa-se a tarefa reprodutora para as classes privilegiadas, que podem ter quantos filhos queiram, porque têm o suficiente para lhes providenciar uma boa infância e um ótimo futuro. Mas como o seu número é reduzido, por muitos filhos que possam ter não chegam a compensar o resto da população.
    Zé da Burra o Alentejano

    ResponderEliminar