quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Olimpíadas Sénior 2009 - Arronches

A Santa Casa da Misericórdia, o Centro de Bem-Estar Social e a Câmara Municipal de Arronches, estão levar a efeito de 28 de Setembro a 02 de Outubro as Olimpíadas Sénior 2009.

Hoje dia 30 de Setembro o programa foi bem animado com o grandioso espectáculo proporcionado pela GNR, com a demonstração de cães treinados e Grupo Motard.
Estas actividades que se prolongam ainda até ao próximo dia 02 de Outubro, estão abertas à população com 65 anos de idade ou mais.
Organização: Santa Casa da Misericórdia de Arronches, CBES Centro de Bem-Estar Social de Arronches e Município de Arronches.































































terça-feira, 29 de setembro de 2009

Arronches Candidatos à Câmara Municipal em Debate da Rádio Portalegre

A Rádio RP – Rádio Portalegre realizou esta terça-feira dia 29 de Setembro, um frente-a-frente entre os quatro candidatos à presidência da Câmara Municipal de Arronches. Gil Romão (PS), Fermelinda Carvalho (PSD), Jorge Ventura (CDU) e António Baptista por (Juntos por Arronches CDS/PP), discutiram com muita elevação os seus pontos de vista em prol do futuro do Concelho de Arronches.
----------------------------------------------------------------------
Quem esteve atento à emissão Rádio Portalegre, transmitida em directo do Centro Cultural de Arronches entre as 21h00 e as 23h00, só pode ter ficado com a ideia que os quatro candidatos municipais revelam grande nível político e podem proporcionar uma excelente e esclarecedora campanha eleitoral aos Arronchenses.



















Saída de Campo para Observação de Aves na Albufeira do Caia – Arronches

Integrada no “Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves 2009”, o Núcleo Regional de Portalegre da Quercus vai organizar no próximo dia 3 de Outubro, Sábado, uma saída de campo para observação de aves na Albufeira do Caia.

O “Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves” celebra a incrível beleza das aves existentes no nosso continente e tem como objectivo o fomento da conservação das Aves e dos seus Habitats. É uma iniciativa promovida pela associação BirdLife International, sendo coordenada em Portugal pela Sociedade Portuguesa para o Estudo de Aves (SPEA).

A Quercus associa-se a este evento, organizando diversas saídas de campo para observação de aves, sendo que a actividade no distrito de Portalegre decorrerá na Albufeira do Caia (concelhos de Arronches/Elvas/Campo Maior) no dia 3 de Outubro, durante o período da tarde.

Esta saída, que será guiada por colaboradores com experiência na área, abrangerá os diferentes níveis que os participantes possam apresentar, pelo que será aberta a todos os interessados. Para além do percurso pedestre, dirigido à observação, que iremos realizar na zona, a actividade constará também de uma breve abordagem inicial a esta temática.

O início da actividade está previsto para as 14.30 horas, sendo o ponto de encontro em Arronches, no Largo Serpa Pinto, junto ao Centro de Educação Ambiental.
As inscrições, gratuitas, devem ser efectuadas por e-mail ou telefone, para os contactos do Núcleo Regional (portalegre@quercus.pt ou Telfs.: 96 010 70 80 // 93 942 63 71).
Foto: Web Armando Caldas

Al Mossassa Festival Islâmico de Marvão

Chega Outubro e regressa a Al Mossassa, a festa que celebra a fundação de Marvão por Ibn-Maruán. Mais colorida, animada e deslumbrante que nunca, esta é uma oportunidade única de viver a história e a cultura em todo o seu esplendor. Entre numa verdadeira máquina do tempo que nos transporta para o séc. IX e nos revela um mundo de encantar. Perto de uma centena de postos de exposição do mais rico e autêntico artesanato islâmico, mais de cem artistas de animação e muitas outras maravilhas esperam por si.
Vá a http://www.cm-marvao.pt/ e conheça o flyer promocional.
Onde: Marvão (Parte alta)Quando: De 2 a 5 de Outubr0 2009
Adultos – 1 euro

domingo, 27 de setembro de 2009

Arronches - Resultados das Legislativas 2009

O Partido Socialista recolheu maior percentagem de votos nestas Eleições Legislativas no concelho de Arronches. PS com 38. 6% 750, seguido do PPD/PSD com 32.32 % 628.


Deixamos aqui os resultados eleitorais do Concelho de Arronches

Clique na imagem para ampliar

Ver por resultados por Freguesias: http://tv1.rtp.pt/noticias/eleicoes/legislativas2009/index.php?ano=2009&distrito=120000&concelho=120200&freguesia=120201

Eleições Legislativas Resultados no Distrito de Portalegre

Neste Domingo, 27 de Setembro, foi dia de exercer um direito cívico e participar nas Eleições Legislativas. Esta foi uma oportunidade para intervir no futuro do país, votando.

No Distrito de Portalegre destaca-se apenas a excelente votação conseguida pelo CDS-PP, a perda de votos pelo PS e PSD, a persistência da CDU-Coligação Democrática Unitária, que no concelho de Avis continua a contrariar a onda rosa que continua a dominar os restantes concelhos do Distrito, assim como a perda de um deputado do PS para o PSD no Distrito de Portalegre.
------------------------------------------------------------------------

1 Deputado para o PS = 25.314 Votos - Dr. Miranda Calha

1 Deputado para o PSD = 15.763 Votos - Dr. Cristovão Crespo


Deixamos os resultados referentes ao Distrito de Portalegre

Clique na imagem para ampliar.

Distrital da Associação de Futebol de Portalegre - Resultados e Classificações da 3ª Jornada


Jogaram-se no passado sábado dia 26 de Setembro, os encontros correspondentes à 3.ª jornada da primeira fase do Distrital sénior da Associação de Futebol de Portalegre.

Sendo estes os resultados, e as respectivas classificações da Série A.


Série A – Campomaiorense 2 – "O Elvas”0 – Esperança 3 – Degoladense 0 - Mosteirense 0 – Santa Eulália 4 - Folgou o Arronches e Benfica.
Classificação: 1.º Campomaiorense – 9 pts. - 2.ºs Santa Eulália e "O Elvas” – 6 pts. - 4.ºs Esperança e Degoladense – 3 pts.; 6.ºs Mosteirense e Arronches – 0 pontos.

sábado, 26 de setembro de 2009

Grupo de Forcados Amadores de Arronches Actua em Torrejón El Rubio - Cáceres

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches, que este fim de semana actua na localidade de Torrejón el Rubio, Cáceres, está prestes a atingir um feito notavel e histórico, é que no ano que comemoram o seu Xº Aniversário, 1999-2009, os Amadores de Arronches, vão chegar às 19 corridas e ficar nos primeiros 10 Grupos,num total de 52 que pegaram no ano de 2009, em Portugal, Espanha e França.
No próximo dia 2 de Outubro actuará na Monumental de Albufeira e no dia 10 de Outubro pegará em Chiloeches, Guadalajara, em corrida adiada por motivos da chuva dia 17 de Setembro, um imponente curro de touros de "El Canário" e José Luis Fraile "El Pilar", que pesou entre os 631 e os 702 Kilos.
Mais três desafios para aqueles que de forma desinteressada levam o nome da nossa "mui nobre Villa", e a tradição Portuguesa a toda a Peninsula Ibérica, com dignidade, solidariedade, humildade e AMIZADE.

Arronches Comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa

O Município de Arronches assinala no dia 3 Outubro (Sábado), o Dia Internacional da Pessoa Idosa, da Música e da Água, com um Almoço Convívio dirigido à comunidade sénior do concelho de Arronches.

Este dia relembra a necessidade de olhar de uma forma diferente e mais afectuosa para os idosos.

O Almoço terá lugar pelas 12h30 no espaço o “ Celeiro”. Podem participar nesta actividade seniores com idade igual ou superior a 65 anos.
As inscrições poderão ser efectuadas nas Juntas de Freguesia até ao próximo dia 30 de Setembro.

A organização é do Município de Arronches, com a colaboração das J.F. de Assunção, Esperança e Mosteiros e Voluntariado Arronchense.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Assaltaram com violência a farmácia de Esperança

Ao puro estilo de "Bonnie and Clyde", fazendo lembrar uma cena típica de Hollywood um casal de assaltantes portugueses, armados com uma arma de canos cerrados assaltaram na tarde da passada quinta-feira dia 25 a farmácia de Esperança no concelho de Arronches.

No decorrer do assalto os indivíduos foram bastante violentos para com a funcionária e clientes da farmácia.
Segundo nos informaram, os assaltantes entraram no estabelecimento ao início da tarde empunhando uma arma de fogo, conseguindo consumar o roubo em poucos minutos.
Prontamente informadas as autoridades portuguesas e espanholas e perseguidos os assaltantes que se dirigiam a Badajoz pelo lado português, acabariam por ser detidos pela Guarda Civil numa operação montada pelas autoridades à entrada de Badajoz.

O casal de assaltantes percorreu os 64 km que separam a Esperança de Badajoz num Mercedes de grande potência, que sofreu um acidente ao tentar ultrapassar a barreira policial, ficando imobilizado sobre o canteiro central da denominada “carretera de Cáceres”.
Embora os agentes soubessem que os assaltantes estavam armados a detenção realizou-se sem qualquer problema, no Mercedes os agentes encontraram uma espingarda carregada com dez cartuxos e diferentes chapas de matrícula escondidas no porta-bagagens do veículo.

O acidente teve lugar em frente da Escola de Engenharia Ténica Agrícola de Badajoz e bloqueou ambas as faixas desta via Ex-100 desde as 17h30 até ás 18h15, hora espanhola.
Detidos os assaltantes pela polícia local de Badajoz foram conduzidos ás dependências policiais desta cidade.

Fonte: Hoy. es
Foto: Hoy.es
Nota: Por lapso a notícia inserida no Diário Hoy, refer o assalto na farmácia de La Codosera, quando na realidade foi na farmácia de Esperança.

http://www.hoy.es/20090925/badajoz/roban-farmacia-codosera-persigue-20090925.html

Arronches a Praça da República em 1951

A Praça da República em 1951, partilhamos hoje neste espaço esta velha foto da nossa praça, ainda com jovens laranjeiras...
Arronches um pouco da sua história recente...

Arronches viria a ser um local de fortes tradições democráticas, um "baluarte glorioso e formidável do republicanismo alentejano", como diria Teófilo Júnior, notável professor aqui nascido. Um dos acontecimentos marcantes na vida política de Arronches, seria o grande comício organizado pelo Partido Republicano, a 7 de Agosto de 1910, com a presença de Bernardino Machado e que reuniu 4000 pessoas.
Quando a República foi proclamada, Teófilo Júnior, jovem republicano arronchense, juntamente com outro estudante, Barradas Tenório, proclamam o novo regime de uma das janelas dos Paços do Concelho, onde foi içada a primeira bandeira da República. Da 1ª República aos dias de hoje, os anos que passaram, foram marcados pelos grandes acontecimentos nacionais ou internacionais, vividos em todo o país.
A primeira e segundas guerras mundiais, a guerra civil espanhola e a guerra em África também marcaram as nossas gentes... Tratando-se de uma vila raiana, a guerra civil espanhola foi palco para actividades de contrabando ( café, açúcar, cereais, ovos ...).
O contrabando de amores acabou por unir dois povos que esvaneceram rivalidades ao longo da fronteira. Apesar destas vicissitudes, Arronches viveu tempos áureos no que concerne ao comércio e indústria, nomeadamente no período pós-guerra (década de 50).
As minas de cobre, cujos veios teimam em sangrar nos nossos dias, foram semente de desenvolvimento, que marcaram uma época. As moagens, os ferreiros, os oleiros e fábricas de tijolo e telha deram nome a famílias como Morais, Marouços, Bigares... Esta prosperidade foi efémera.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Arronches – Olimpíadas Sénior’ 09

A Santa Casa da Misericórdia, o Centro de Bem-Estar Social e a Câmara Municipal de Arronches, vão levar a efeito de 28 de Setembro a 02 de Outubro no espaço do Celeiro as Olimpíadas Sénior.

Do Programa destas Olimpíadas Sénior destacamos a Cerimónia de abertura com a actuação da classe de ginástica rítmica do Centro de Recuperação de Assumar, pelas 14h00 de dia 28.

Dia 29 de Setembro logo pela manhã terá lugar a matança do porco, na parte da tarde pelas 14h30 Concurso de Gastronomia, Receitas Tradicionais e Prova de vinhos.
15h00 Sessão de Cinema.

Dia 30 de Setembro, 09h30 Visita Temáticas (percurso a definir), 10h00 Demonstração da GNR, 11h00 Rastreios de Saúde.

Na parte da tarde, 15h00 Classe de Ginástica, 16h00 “Body Balance”
Dia 01 de Outubro, 09h30 Torneio de Sueca, Damas e Dominó, 11h00 Rastreios de Saúde e sensibilização/ aconselhamento em fisioterapia.
Tarde 12h30 Almoço nos celeiros, 15h00 Classe de Motricidade.

Dia 02 de Outubro, 09h00 Jogos Tradicionais, 15h00 Danças de Salão.

Actividades abertas à população com 65 anos de idade ou mais. Inscrições na Unidade de Cuidados Continuados.
Organização: Santa Casa da Misericórdia de Arronches, CBES Centro de Bem-Estar Social de Arronches e Município de Arronches.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Mosteiros – Inauguração do Centro de Convívio

Foi inaugurado hoje dia 23 de Setembro, pelas 18h30, as novas instalações do Centro de Convívio de Mosteiros.

Situado no local onde no passado funcionou o “Salão de Baile “Bandeiras”, e ainda recentemente o conhecido café “Boa Viagem”, esse velho edifício adquirido pela Câmara Municipal de Arronches, acabaria por ser totalmente demolido dando lugar a um moderno e funcional edifício, lugar onde no futuro irá ser instalada a sede do “Futebol Clube Mosteirense”, e hoje seria inaugurado no rés-do-chão do edifício este novo espaço de lazer e convívio.

No decorrer da cerimónia de inauguração que foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal Gil Romão e Francisco Figueira presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros, foi descerrada uma lápide comemorativa.
Um espaço para “combater a solidão que ainda assola parte da nossa população”, para proporcionar “alegria” e “bem-estar”. Assim descreveram os autarcas.

Após a cerimónia de inauguração teve lugar um lanche convívio no exterior do edifício com a participação de entidades convidadas e população de Mosteiros.

































Arronches Secretário de Estado Francisco Ramos Visita Unidade de Cuidados Continuados

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, deslocou-se hoje, dia 23 de Setembro, ao distrito de Portalegre numa visita oficial.

Do programa constou, em Arronches, uma visita à Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação da Santa Casa da Misericórdia de Arronches, no Bairro de Santo António, (pelas 11h00 horas), e uma visita às futuras instalações da Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção da mesma instituição, sitas nas antigas instalações da Misericórdia na Praça da República.

No decorrer desta visita a Arronches o Secretário de Estado foi acompanhado pela provedora da Santa Casa da Misericórdia de Arronches Deolinda Pinto e pelo presidente da Câmara Gil Romão, assim como numerosa comitiva.

Deixamos as fotos da visita















































terça-feira, 22 de setembro de 2009

Arronches espectáculo "Casa Clássica Portuguesa"

Dia 26 de Setembro pelas 21h30 Arronches viaja no tempo num espectáculo que vai ter lugar no Centro Cultural intitulado Casa Clássica Portuguesa.

Em palco, seis cantores líricos, trajados a rigor, recriam uma época e interpretam canções populares portuguesas como Casa Portuguesa, O Amor é Cego e Vê ou Leitaria Garrett, bem como um Motete (medley de temas populares portugueses): Uma opereta à portuguesa com muita pompa e circunstância.

Com direcção artística e musical de Yolanda Soares, Casa Clássica Portuguesa é interpretada por: Sofia de Castro (soprano), Juliana Mauger (mezzo soprano), Carolina Figueiredo (mezzo soprano), Tiago Sepúlveda (tenor), Pedro Correia (barítono), João Miranda (baixo), Abel Chaves (piano) e Miguel Menezes (contra-baixo).

Um programa bem português para toda a família!

A Reserva de bilhetes pode ser feita na Biblioteca Municipal ou pelo telef. 245 589 017 Até às 17h00 do dia 25 de Setembro.

Nota: A reserva é válida até 30 minutos antes do início do espectáculo.

domingo, 20 de setembro de 2009

Arronches: Tomada de Posse do Novo Pároco Padre Fernando Farinha

A Igreja Matriz de Arronches foi pequena para receber os muitos fiéis da terra e também os vindos de Salvaterra do Extremo, Segura e Monfortinho, no concelho de Idanha-a-nova, que quiseram assistir à tomada de posse do Padre Fernando Farinha na igreja de Nossa Senhora D’Assunção.

A cerimónia teve lugar no decorrer da missa das 12h00 deste Domingo dia 20 de Setembro, sendo a mesma presidida pelo Arcipreste de Portalegre, P. João Maria.
O P. Fernando Farinha vai também ter a seu cargo as Paróquias de Esperança, Degolados e Mosteiros.

A partir desta tomada de posse o P. Marcelino deixou de ser o Pároco das referidas Comunidades Paroquiais, para tomar posse na Sé de Portalegre no próximo dia 04 de Outubro.

O Padre Fernando Manuel de Jesus Farinha, de 63 anos em tempos passados fora professor no Liceu de Portalegre e Pároco de Marvão e arredores, tendo deixado agora as paróquias de Nossa Senhora da Conceição de Salvaterra do Extremo, Nossa Senhora da Conceição de Segura e Nossa Senhora da Consolação de Monfortinho.

Ao novo Pároco Arronches em Notícias deseja as boas vindas e votos de um excelente trabalho pastoral.

































Arronches - Temos turistas

É pá, nós temos muitos mais Turistas».



Pode dizer-se que os turistas descobriram Arronches, veja-se o aspecto do Jardim Municipal de Arronches nesta manhã de 20 de Setembro, com 4 autocarros de turismo estacionados e muitos visitantes a passear pelas ruas e monumentos da vila.



Deixamos as Fotos:









sábado, 19 de setembro de 2009

Desporto - O Elvas”,8 - Mosteirense,0

O Elvas” recebeu em casa o Mosteirense que goleou por 8-0 na partida da 2.ª jornada do Distrital sénior da Associação de Futebol de Portalegre, que se jogou este sábado no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Portalegre - Carro Google Street View

A Google lançou recentemente em Portugal o serviço Google Street View que possibilita visualizar, ao nível do solo, imagens fotorrealistas em 360 graus (ou mais) das ruas. Para experimentarem um pouco deste poderoso serviço, basta acederem ao site maps.google.com e seleccionarem o bonequinho amarelo no canto superior esquerdo, largando-o no mapa numa das ruas mapeadas. Este serviço tinha sido disponibilizado em Maio de 2007 noutros países e só agora chegou a Portugal. Em primeiro lugar foram disponibilizadas as cidades de Lisboa e Porto.

Agora chegou a vez de Portalegre, tendo nos últimos dias carro chamado Google Street View percorrido as ruas de Portalegre captando imagens panorâmicas de 360* na vertical, e 290* na vertical, através de um aparelho colocado no tejadilho de um carro de cor vermelha.

Este recurso permite aos usuários do Google Maps e Google Eath verem partes das regiões ao nível do chão, dando-lhes desta forma uma imagem real e um melhor conhecimento dos locais visitados.

Depois das capitais de distrito espera-se que sejam disponibilizadas imagens das sedes de concelho pelo serviço Google Street View.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Arronches já se sente o cheiro das autárquicas

As eleições autárquicas do próximo dia 11 de Outubro revestem-se de uma indubitável importância política, pelo evidente papel que o poder local assume no quadro do regime democrático, mas sobretudo pela proximidade das populações ao poder que lhes pode resolver os problemas mais imediatos, como a melhoria das condições de vida e o progresso do meio em que vivem.
Nestas eleições serão eleitos 308 presidentes de câmaras municipais e eleitos 4257 presidentes de juntas de freguesia e as respectivas assembleias. Em Arronches já se sente o cheiro das autárquicas com os primeiros cartazes a apelarem ao voto dos arronchenses

O município de Arronches é presidido pelo socialista Gil Romão, que se recandidata a presidência da Câmara Municipal de Arronches.

A engenheira agrónoma Fermelinda Carvalho é novamente a candidata do PSD à presidência da Câmara Municipal de Arronches.

Jorge Ventura é o candidatado da CDU – Coligação Democrática Unitária, à presidência da Câmara Municipal de Arronches.

A coligação CDS-PP/PPM ao Município de Arronches avança com o agricultor António José Baptista




Aos quatro candidatos disputam a preferência dos 2.895 eleitores arronchenses.
Arronches em Notícias partindo do princípio que todos os candidatos pretendem fazer o melhor por Arronches e pelos arronchenses, desejamos sorte, que a campanha eleitoral decorra de forma civilizada sem insultos e inimizades e outras mazelas próprias desta época de tenção e algum nervosismo, que os vencidos saibam respeitar a vontade da maioria dos eleitores, e os vencedores que tenham humildade para com os vencidos e façam o melhor por Arronches sem olhar à cor politica.

São Mateus 2009 - Elvas

Está à porta mais um São Mateus! Certamente visitado por muitos arronchenses

A grande romaria Começa dia 20 Setembro de 2009 em Elvas e prolongam-se até ao próximo dia 26 as tradicionais festas do Senhor Jesus da Piedade e Feira de São Mateus que acolhem, todos os anos, milhares de visitantes portugueses e espanhóis.

Feira de S. Mateus

A romaria de S. Mateus, com mais de 250 anos de existência, inclui cerimónias religiosas, espectáculos musicais, fogo-de-artifício, provas desportivas e exposições de artes plásticas.
Os festejos incluem uma mostra de actividades económicas - a Feira S. Mateus - onde o artesanato e a gastronomia marcam presença.

As celebrações começam com a Procissão dos Pendões, na tarde do dia 20, uma das maiores manifestações religiosas do país, que costuma atingir dois a três quilómetros de extensão.
A Feira de S. Mateus é uma das mais antigas do País, reunindo a componente pagã e religiosa naquela que é considerada uma das maiores romarias das gentes sul de Portugal.

Programa de animação do S. Mateus 2009

- Dia 20 – Roberto Leal

- Dia 21 – Quim Barreiros

- Dia 22 – António Pinto Basto e Zé Perdigão

- Dia 23 - Rita Redshos

- Dia 24 - Rita Guerra

- Dia 25 - Mafalda Veiga

- Dia 26 - Marco Paulo

A organização é da Câmara Municipal de Elvas e Confraria do Senhor Jesus da Piedade.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Alegrete – Festas em Honra de Nossa senhora da Lapa - Besteiros

É já no próximo fim-de-semana 18/20 que se realizam as tradicionais festas em honra de Nossa senhora da Lapa – Besteiros.
Do programa dos festejos destacamos:

Sexta-feira dia 18

20h00 Abertura da Quermesse
21h00 Tourada nocturna seguida de baile com a famosa Cristina Trindade

Sábado dia 19

09h00 Manhã Desportiva com Provas de BTT, Jogo da Malha, Matraquilhos, Burro e Sueca.

17h00 Tourada à Vara Larga

22h00 Baile com o famoso acordeonista e vocalista Ricardo Santos de S. Julião.

00h00 Actuação do Rancho Folclórico “as Ceifeiras”, de Alter do Chão.


Domingo dia 20

09h00 Manhã Desportiva com Desportiva com Passeio de Motas e Tiro ao Alvo.

15h00 Chegada da Banda Recreativa Musical Alegretense.

15h30 Missa solene na capela de Nª. Sr.ª da Lapa, seguida de procissão até Besteiros.

22h00 Actuação do Rancho Folclórico da Boa Vista de Portalegre, seguido de baile com o famoso Nuno José de Portalegre.

As Festas em honra de Nossa Senhora da Lapa têm a organização da família Ricardo e contam com o apoio da Câmara Municipal de Portalegre e Junta de Freguesia de Alegrete, assim como com o contributo de diferentes casas comerciais e empresas da região.

Nota: Normalmente, a Festa celebra-se no último fim-de-semana de Setembro mas devido às eleições legislativas, este ano, celebra-se no penúltimo fim-de-semana.

Arronches – Comunidade homenageia Padre Marcelino Marques

Na tarde do passado dia 15 de Setembro a comunidade arronchense homenageou o padre Marcelino Marques que desde 1992 a 2009 serviu a paróquia de Arronches, apenas com uma curta ausência de 1997/1999 por ter estado na Alemanha junto da comunidade portuguesa. Agora passados todos estes anos vai deixar esta paróquia por ter sido nomeado pároco da Sé de Portalegre.

A homenagem ao padre Marcelino teve início ao fim da tarde com uma missa na Matriz e um jantar convívio no complexo dos Celeiros, no decorrer deste convívio paroquianos e Câmara Municipal de Arronches lhe ofereceram algumas lembranças ao páraco em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em Arronches.

Apesar da tristeza por ver partir de Arronches o padre Marcelino o jantar decorrer num ambiente de alegria e amizade, sendo ainda o mesmo animado pelo Grupo das Pedrinhas de Arronches.
No final da festa o padre Marcelino referiu – “Do fundo do coração agradeço tudo o que fizeram para que me sentisse bem, realizado, feliz nos anos que aqui vivi no meio de vós.
Para os doentes, crianças, jovens, idosos, famílias etc. as melhores bênções de Deus. Para vós continuarei a ser sacerdote, convosco sou irmão…até sempre!”.
Arronches certamente não vai esquecer o trabalho notável do padre Marcelino em prol da paróquia de Arronches.

No próximo dia 04 de Outubro o padre Marcelino tomará posse na Sé de Portalegre

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Arronches - REFER Melhorou Apeadeiro

Foi com satisfação que verificamos as melhorias efectuadas no Apeadeiro de Arronches, recentemente executadas pela REFER, com a demolição das fantasmagóricas ruínas existentes no local e pintura do abrigo de passageiros.

O Percurso (Linha do Leste)

Segue-se a estação de Portalegre. A cidade está a uma dezena de quilómetros mas vislumbra-se no horizonte. Terra de bom vinho possui um belo centro histórico, povoado de ruas e ruelas, vários palácios e conventos. Destacam-se, contudo, a Sé Catedral (séc. XVI) e o castelo medieval. Mais uns quilómetros e surge a estação de Assumar e logo de seguida o apeadeiro de Arronches. A vila dista quatro quilómetros e Monforte está a dez. Terras singelas mas onde a harmonia do Alentejo está presente. Mais à frente a estação de Santa Eulália e o apeadeiro de Santa Eulália, este em pleno centro da povoação. Segue-se a última estação da linha - bonita, com muitos e belos painéis de azulejos: Elvas, na periferia da cidade. A situação geoestratégica junto à fronteira, tornou-a numa praça-forte muito importante para a defesa do país e dotou-a dum património riquíssimo: castelo medieval, forte da Graça, forte de Santa Luzia e muralhas setecentistas.


Fonte: http://www.gafna.net/linha_percurso.htm

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Esperança – Caminhada pela raia lusa/espanhola

Realizou-se no passado Sábado dia 13 de Setembro mais uma caminhada pelas serras de Esperança que decorreu por velhos trilhos antes usados por contrabandistas da raia luso/espanhola.

O local de concentração de todos os participantes teve lugar junto da Casa Abrigo de Hortas de Baixo, tendo o percurso decorrido por Hortas de Baixo, Regato dos Alfarates, Monte dos Algarves, Serra do Carcavão e Serra da Chugueira.

A distancia foi de cerca de 12 Kms, com a duração 02h45 e dificuldade média.
Participaram neste passeio pedestre inserido na programação “Circuito Caminhadas de Arronches” cerca de 15 caminheiros.

A organização foi da Câmara Municipal de Arronches e contou com a colaboração das Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros.
Foto: João Catarro

domingo, 13 de setembro de 2009

Arronches - Primeiro-Ministro visita a freguesia de Mosteiros

Esta tarde em Mosteiros no concelho de Arronches, o primeiro-ministro almoçou com o presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros, uma das freguesias mais socialistas nas legislativas de 2005, tendo José Sócrates elogiado o trabalho feito por Francisco Figueira e por todos os autarcas que se candidatam para dar o seu melhor pelos outros.

«Por outro lado, venho ao interior do país para dar um sinal público claro de que o PS é um grande partido nacional com representantes em todas as freguesias. Venho também porque o PS obteve aqui uma das suas maiores votações de sempre», adiantou

Em Mosteiros, José Sócrates almoçou com um autarca que está à frente desta freguesia há 16 anos, mas que cumpriu o seu primeiro mandato pelas cores do PSD.

Veja o Vídeo da visita do primeiro-ministro a Mosteiros
Vídeo - 2

sábado, 12 de setembro de 2009

Arronches - O secretário-geral do PS, José Sócrates em encontro/almoço com o Presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros

José Sócrates visita Portalegre e Évora no domingo

12 de Setembro de 2009, 02:10

O secretário-geral do PS, José Sócrates, e a caravana socialista “Avançar Portugal” vão estar nos distritos de Portalegre e Évora no próximo dia 13 de Setembro.

O dia começa com um encontro/almoço com o Presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros, em Arronches. Este encontro marca o arranque simbólico da campanha eleitoral no local onde o Partido Socialista teve a sua maior votação nas legislativas de 2005.

À tarde o líder socialista irá contactar com a população em Portalegre, na Praça da República, e o dia termina com um comício na Praça do Giraldo, em Évora.

Fonte:
http://legislativas2009.sapo.pt/info/artigo/1017268.html


Legislativas: Campanha eleitoral arranca oficialmente domingo e termina a 25

12 de Setembro de 2009, 14:26

Lisboa, 12 Set (Lusa) - A campanha eleitoral para as legislativas de 27 de Setembro arranca oficialmente domingo e termina a 25, apesar de os líderes dos cinco principais partidos já estarem na estrada em pré-campanha há várias semanas.

O PS escolheu um encontro/almoço com o presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros, em Arronches (distrito de Portalegre), para o arranque "simbólico" da campanha eleitoral no local onde o PS teve a sua maior votação nas legislativas de 2005.

Fonte:
http://legislativas2009.sapo.pt/lusa/artigo/7d4d662ebda6dde4bde9980a55b04ece.html

“Sport Arronches e Benfica” recebe esta tarde o “O Elvas” Cad”.


Esta tarde de Sábado o “Sport Arronches e Benfica” vai receber em casa o “O Elvas” Cad”.

O Jogo está agendado para as 17h00 e será o primeiro jogo oficial no novo relvado sintético do nosso recém-inaugurado Estádio Municipal.

É o arranque do Campeonato que esperamos tenha início com uma vitória das “Águias” contra a equipa dos Azul-e-ouro do Elvas.

Que os arronchenses não deixem de se deslocar ao Estádio Municipal para que a nossa equipa sinta o apoio da sua calorosa claque de apoiantes, assim como para bem receber “O Elvas” Cad” em Arronches.
Nesta primeira jornada do Campeonato Distrital de Seniores o Sport Arronches e Benfica não começou da melhor maneira ao perder em casa por 0-5 com o "O Elvas" Clube Alentejano de Desportos.
A equipa raiana durante os 90 minutos foi sempre a melhor equipa em campo e peca por escasso o resultado final que poderia ter sido muito mais robusto.