quinta-feira, 6 de maio de 2021

Arronches – Autarquia promove a 2ª Quinzena Gastronómica do Bacalhau de 21 a 30 de maio


O município de Arronches promove de 21 a 30 de maio, nos restaurantes aderentes do concelho, a 2ª Quinzena Gastronómica do Bacalhau.

Um evento que tem por base o bacalhau e sabiamente confecionado em muitos restaurantes e tascas do Alentejo.

 

(Migas Gatas)

Ás voltas com o bacalhau lembramos hoje aqui, as velhinhas. Migas de bacalhau ou (migas gatas), como são conhecidas em Arronches e outras localidades raianas desta zona.


As migas de bacalhau, ou migas gatas, como são conhecidas no Alentejo, são essencialmente elaboradas à base de pão, água e azeite.


As migas são um prato de grande tradição no Alentejo. Esta versão elaborada com peixe, reza a história, deve-se sobretudo ao facto de antigamente o bacalhau ser um peixe de fácil acesso e das populações terem a obrigação, por motivos religiosos, de comer peixe várias vezes por semana.

 

O pão, ingrediente base, de véspera ou de muitos dias, migado, junta-se à água da cozedura do bacalhau. Fritam-se os alhos no azeite e regam-se as migas com o azeite, envolvendo muito bem, até o pão ensopar e formar uma bola seca.

 

De ingredientes simples, nasce um rico repasto, uma refeição que se queria calórica (pois tinha como objetivo alimentar quem trabalha no campo), mas também saborosa seduz turistas e visitantes do Alentejo.

Com/ E. Moitas

Fotos/ Sabores e Cores e Arca dos Sabores



 

Sem comentários:

Enviar um comentário