sábado, 15 de maio de 2021

Arronches - Memórias da Romaria de Santo Isidro padroeiro dos lavradores


No concelho de Arronches à semelhança de outras localidades alentejanas, Santo Isidro era o padroeiro dos lavradores e outrora em Arronches o dia de Santo Isidro também era comemorado a 15 de Maio, numa festa anual que juntava lavradores e povo, junto á sua igreja localizada a cerca de 3 ou 4 kms do centro urbano da vila, na herdade das Carninhas, e da qual ainda restam ruínas.


Para a igreja de Santo Isidro, em coloridas e enfeitadas carroças de flores, rosmaninho, canas e giestas, seguiam os romeiros e devotos do santo agradecendo as preces pelas boas searas, na perspetiva de um ano de celeiro cheio e sem prejuízos.


Hoje como quase tudo em Arronches a tradição morreu, resta a memória dos mais idosos e o testemunho de umas monumentais ruínas hoje abandonadas e ignoradas por todos.


I

É dia de procissão,

Santo Isidro o protector.

É dia de grande festa,

A festa do Lavrador.


II

É terra de lavradores,

Criada por D. Dinis.

É decerto a mais fecunda

Porque Deus assim o quis.


III

Santo Isidro meu protector,

Meu santinho padroeiro.

Ajuda a minha seara,

De que sou o seu obreiro.

(Autor Ilídio Nogueira Leitão)


De referir que Santo Isidro é o padroeiro de Madrid, e 43 anos depois de sua morte em 1130, depois de exumado e seu corpo permanecia incorrupto.


Posteriormente, nasceu sua devoção e ainda hoje é uma das tradições católicas mais enraizadas no mundo hispânico e zonas raianas portuguesas.


Foi canonizado a 12 de março de 1622.  A sua festividade é celebrada a 15 de maio.

 

Fotos/ Emílio Moitas / Ruínas Santo Isidro / abril 2021

Foto/ 2 – Procissão San Isidro Labrador / La Varse de La Noguera





 

Sem comentários:

Enviar um comentário