domingo, 10 de janeiro de 2021

lentejo – Faleceu Maria Helena Henriques uma referência da gastronomia Portalegrense

A notícia do falecimento do falecimento da D. Maria Helena Henriques, aos 85 anos, no passado domingo, dia 10 de janeiro de 2021, foi avançada pela Câmara Municipal de Portalegre, que adiantou que foi com grande tristeza que a receberam a notícia.


Nascida em 1935 e natural de Portalegre, Maria Helena Caroço Semedo Henriques, foi uma referência incontornável da gastronomia Portalegrense e Alentejana e, com o seu marido José Henriques, fez escola e tornou-se um expoente máximo da “boa gastronomia e do turismo” a nível nacional.


Com uma vida profissional dedicada a reunir e aperfeiçoar receitas da Cozinha Tradicional Alentejana, herdadas de família, marcou positiva e indelevelmente a identidade turística local e regional com a sua passagem no “Plátano”, no “Alpendre”, no “Tarro”, no “Restaurante dos Assentos” e, em particular na “Estalagem da Quinta da Saúde”.


Com o seu marido, José Henriques, de 87 anos, e recentemente falecido no Hospital de Portalegre, onde se encontrava hospitalizado infetado com Covid-19, receberam inúmeros prémios e distinções, dos quais se destacaram a  Medalha de Mérito Turístico, Grau Bronze, por serviços relevantes prestados ao Turismo, em representação do Alentejo e da cidade de Portalegre, atribuída pela Secretaria de Estado, em 1987 e, em 2016, a medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, atribuída pela Câmara Municipal de Portalegre.


Ainda no passado dia 26 de julho de 2020, o casal Maria Helena e José Henriques, tinha sido homenageado no âmbito das comemorações do 20º aniversário da elevação da Gastronomia Portuguesa a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Portalegre.


Na nota de imprensa divulgada, o Município de Portalegre, através da Presidente de Câmara, apresenta as mais sentidas condolências à família, em especial à filha, netos e bisneto, e a todos os seus amigos.


A celebração tem lugar dia 11-janeiro-2021 pelas 16h00, no Cemitério de Portalegre, seguindo-se o funeral após a celebração, no mesmo cemitério.

Com/ Emílio Moitas



 

Sem comentários:

Enviar um comentário