terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Arronches – Câmara Municipal decretou Dia de Luto Municipal pelo falecimento do Professor Reis




O professor Augusto Santos dos Reis, faleceu na passada segunda feira num hospital de Lisboa, local onde aguardava uma intervenção cirúrgica, com 76 anos de idade, Augusto Reis, ou professor Reis, como era conhecido e tratado por toda comunidade arronchense.


Augusto dos Reis, figura incontornável da vida escolar no concelho, foi um dos grandes dinamizadores da abertura do Ciclo Preparatório em Arronches, que juntamente com o professor Domingos Pereira, nos pós 25 de Abril, deram início ás aulas do Ciclo que deu os primeiros passos na antiga Igreja do Espírito Santo.


Ainda no pós 25 de Abril, o professor Reis, integrou a Assembleia Municipal de Arronches, nas listas do então PPD, possivelmente na época em que o socialista Miguel Lagarto, presidiu a Câmara Municipal de Arronches.


O executivo da Câmara Municipal de Arronches, ao ter conhecimento do falecimento do Professor Augusto dos Reis, o que se verificou no decorrer da sua primeira reunião de janeiro de 2021, foi unânime em propor um voto de pesar e declarar um dia de luto municipal, o que aconteceu esta terça-feira, dia 12 de janeiro, com bandeira a meia haste em homenagem ao professor.


O professor Augusto dos Reis lecionou durante muitos anos nas escolas do concelho, com destaque para a antiga Telescola, que funcionou no Largo do Castelo em Arronches, um sistema de ensino via televisão, que arrancou em Portugal a 6 de janeiro de 1965, com programação produzida nos estúdios da Radiotelevisão Portuguesa, exibida diariamente pela emissora de televisão pública.


As cerimónias fúnebres, realizam-se a partir das 13h00 de quarta-feira, no Centro Funerário e Crematório de Elvas.


À família e amigos apresentamos sentidas condolências nesta hora difícil.

Com Emílio Moitas

 

Sem comentários:

Enviar um comentário