sábado, 30 de janeiro de 2021

Alentejo - O Teatro ficou mais pobre morreu José Mascarenhas

Vítima de doença prolongada, faleceu este sábado dia 30 de janeiro, em Évora, José Augusto Tello de Mascarenhas Correia, de 65 anos, uma figura muito conhecida em Portalegre e incontornável da cultura alentejana, com destaque para o teatro, onde foi actor de primeiro plano.


Natural de Elvas, foi actor, encenador e director da Companhia de Teatro de Portalegre – O Semeador é residiu durante décadas na cidade de Portalegre.


José Mascarenhas, com ligação ao concelho de Arronches, por parte do avô, o capitão e escritor, Augusto Picão da Silva Tello, aqui nascido em 15 de fevereiro de 1894, no seio de uma família de agricultores. Integrou o Corpo Expedicionário Português a França, combateu na Grande Guerra de 1917 a 1918, onde foi atingido por gases. Na batalha de 9 de abril foi feito prisioneiro dos alemães, sendo internado no campo de Uchester meen Fuchesberg.

 

Licenciado em Línguas e Literaturas e mestre em Teatro, foi professor de Teatro na Escola Secundária Mouzinho da Silveira, a residir atualmente em Casa Branca, no concelho de Sousel.


As cerimónias fúnebres terão lugar na próxima segunda feira em Elvas, local onde será cremado.


À família apresentamos sentidas condolência pela perda de um amigo e homem de cultura que contribuiu com o seu trabalho, talento e dedicação não só para com a cidade de Portalegre, mas a toda a região e País.

Fotos/ E. Moitas / Arquivo  



 

Sem comentários:

Enviar um comentário