terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Alentejo - Morreu o escultor João Cutileiro

Morreu na passada madrugada de 5 de janeiro, o escultor João Cutileiro. Tinha 83 anos. Segundo a diretora regional de Cultura do Alentejo, avançou à imprensa, o escultor estava internado num hospital de Lisboa com graves problemas do foro respiratório.


João Cutileiro nasceu em Lisboa, em 1937, mas vivia em Évora desde 1985. Artista plástico de renome nacional e internacional, nos campos da escultura e do desenho fez a sua primeira exposição em 1951. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, mas acabou por se estabelecer em Londres.


 “Nunca foi indiferente, nem nunca nos deixou indiferente”, Foi assim que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recordou o escultor João Cutileiro, que morreu hoje em Lisboa, aos 83 anos. Numa nota publicada no site da Presidência, o chefe de Estado realça que João Cutileiro nasceu “numa família culta, com forte ligação ao Alentejo, irmão do futuro diplomata e escritor José Cutileiro, viveu em Lisboa, onde conheceu bem o meio literário e artístico”. “O surrealismo interessou-o, a política...


Está em Marvão a entrada do castelo a última peça pública do Doutor João Cutileiro


 "PARTE O HOMEM FICA A OBRA GENIAL". Obrigado João! STTL.


Refere o Dr. Jorge de Oliveira, na sua página pessoal na rede social Facebook.

Fotos/ Emílio Moitas 




 

Sem comentários:

Enviar um comentário