sábado, 25 de abril de 2020

Arronches – Sem polémicas evoca o 25 de Abril em casa no sofá


 “O 25 de Abril continua a irritar muita gente? A polémica em tempos de COVID-19 rondou o ridículo e falta de bom senso”.

A braços com uma pandemia global que obriga ao confinamento geral e com o Parlamento a funcionar de forma reduzida, o debate sobre as comemorações na casa da democracia dividiu opiniões de partidos, notáveis e até da sociedade.

Houve petições a favor e contra a comemoração do 25 de Abril na Assembleia da República.

Há partidos a favor e contra, mas as celebrações aconteceram. Decisão da Conferência de Líderes e do Presidente da Assembleia da República, que definiram também os moldes: o número de deputados é reduzido a um terço e os convidados também foram reduzidos ao mínimo. Ao todo, não devem marcar presença mais de cem pessoas.

Cansado de polémicas o Primeiro Ministro, referiu aos microfones da Rádio Notícias TSF, “o facto de haver um abaixo-assinado ou petições na Internet com centenas de milhares de assinaturas, a mim, não me diz nada." A frase, por impopular que possa ser nas redes sociais, procurava matar o assunto.

António Costa, decidiu rematar a polémica dizendo que "está tudo a ficar excessivamente nervoso para o que é recomendável depois da forma exemplar como temos vivido."

Mas este não foi o primeiro 25 de Abril polémico. Talvez nunca por causa da realização das cerimónias, mas não faltaram polémicas a marcar a data.

Ainda em 2016, os capitães de Abril que estiveram ausentes das comemorações regressaram, com a Associação 25 de Abril voltar a marcar presença nas cerimónias oficiais no Parlamento num momento em que o Governo e o Presidente da República já tinham outros ocupantes.

“Constatámos que o poder tinha uma postura anti-25 de Abril e era uma hipocrisia comemorar com esse poder”.

Polémicas à parte e lembrando aqui o 25 de Abril, recordamos algumas imagens registadas na praça da República em Arronches nos primeiros anos da Revolução dos Cravos, essa mesma revolução que um dia deu voz e sentou no parlamento alguns que hoje a atacam com unhas e dentes…
Fotos/Arquivo/ Emílio Moitas



Sem comentários:

Enviar um comentário