terça-feira, 21 de abril de 2020

La Codosera – Perdeu um amigo em Madrid pelo COVID-19


Manuel Fuentes de Matos, um raiano de origem portuguesa, natural de La Codosera, emigrado há muitos anos na Comunidade de Madrid, faleceu no passado dia 30 de março no "Hospital Rey Juan Carlos de Móstoles", aos 77 anos de idade, vítima de COVID-19.

A esposa, María Caldera Carballo, também esteve hospitalizada por COVID-19, mas venceu a doença e saiu do hospital a 7 de abril, uma semana depois da morte do marido, encontrando-se em casa a recuperar.

Tinham três filhas, Joaqui, Mari e Almudena, dos netos, Lucía e Alejandro, o casal Manuel Fuentes de Matos e esposa nasceram na Codosera, mas como milhares de extremeños, tiveram que emigrar e partiram para a zona de Madrid, local onde encontraram trabalho no campo no sector agropecuário.

A história de Manuel Fuentes de Matos, foi contada na edição do diário hoy.es, da passada segunda feira, que refere que era uma pessoa muito alegre e amigo de todos, estava aposentado, mas a sua paixão continuava a ser o campo e os animais.

Nunca perdeu os vínculos afetivos com a terra que o viu nascer, regressando sempre que lhe era possível com satisfação a La Codosera, onde ainda conserva uma casa.

Nas férias de Natal voltava sempre para ajudar os sobrinhos na colha da azeitona, assim como gostava de passar aqui as férias de verão.

Uma das filhas, referindo-se ao pai disse “«Sempre lutaste para nos dares o melhor e não nos faltasse nada, trabalhaste como um animal e ajudas-te todas as pessoas que o necessitaram, família, amigos e conhecidos, sempre com esse coração tão grande e lutador”.

A sobrinha, Beatriz Carrión, residente na Codosera, referiu que para a família foi horrível o não poder estar com a tia e primas neste momento tão difícil, devido ás regras na realização de cerimónias fúnebres por causa do surto de coronavirus.

Restou aos familiares a grata consolação terem conseguido que Manuel Fuentes possa descansar em paz em La Codosera, uma povoação que tanto amava e nunca esqueceu.

À família enlutada e amigos apresentamos sentidas condolências.

Fotos/ Emílio Moitas e hoy.es




Sem comentários:

Enviar um comentário