sexta-feira, 3 de abril de 2020

Direcção do Lar de Degolados alerta "Sentimo-nos, e continuamos a ser esquecidos"


 A direcção do “Lar e Centro de Dia de Degolados”, localizado na freguesia de Degolados no concelho de Campo Maior, vem através de um comunicado divulgado na sua página de internet alertar que esta instituição está a ser esquecida pelas autoridades, e vem solicitar acompanhamento e apoio por parte dos serviços de saúde, de forma a preservar a saúde de utentes e funcionários nesta pandemia de Coronavírus – COVID-19 – em Portugal.

COMUNICADO DA DIREÇÃO

“No âmbito da situação de emergência de saúde pública resultante da propagação do novo Coronavírus – COVID-19 – em Portugal, a Instituição está, desde o dia 6 de março, a tomar medidas preventivas, no sentido de providenciar pela diminuição do risco de transmissão, acautelando por vários meios, a proteção dos utentes, funcionários e em última instância das famílias destes.

Essas medidas, constantes do Plano de Contingência (ver notícia), foram tomadas pela Direção da Instituição, tendo a sua implementação contado apenas com o particular empenho das funcionárias e de uma IPSS do concelho, o Coração Delta, que fornece diariamente as máscaras e refeições para as oito funcionárias, as quais trabalham sem as devidas folgas, há sensivelmente um mês.

Até à data, para além da informação veiculada sobre as medidas a adotar, não nos foi prestado pela Segurança Social ou outra entidade pública de saúde, qualquer outra ajuda.

Todos conhecemos como o COVID-19 está a evoluir no nosso país, assim como a dramática situação dos Lares, por isso, urge-nos a ajuda e a proteção desta população fragilizada, por parte das entidades de saúde públicas.

Enquanto humildes alentejanos, sentimo-nos, e continuamos a ser esquecidos.

No próximo dia 6 de abril, uma nova equipa de 9 funcionários, inicia o trabalho na instituição. Na situação atual de contágio comunitário, consideramos que o Plano de Contingência, em curso desde o passado dia 6 de março, pode não ser suficiente para proteger os nossos utentes.

É premente que sejamos acompanhados pelos serviços de saúde.

É urgente que nos facultem a possibilidade de serem realizados testes, aos utentes e às funcionárias.

É indispensável e urgentíssimo que nos prestem apoio.

Degolados, 30 de março de 2020
 O Presidente da Direção
 Eliseu Pernão
******
Fotos/ E. Moitas 


Sem comentários:

Enviar um comentário