terça-feira, 14 de abril de 2020

Alentejo - A secular Feira de S. João de Évora voltou a ser suspensa

A edição de 2020 da secular Feira de S. João, agendada para o final de junho, foi cancelada devido à situação de crise sanitária global, fruto da pandemia Covid-19.

Uma decisão tomada pelo Presidente do Município de Évora após ouvir toda a Vereação na última Reunião de Câmara, tendo sido unânime que não estão reunidas as condições para a realização da feira na data habitual.

Recorde-se que a Feira de S. João é um dos certames mais antigos da região, tendo a primeira edição acontecido em 24 de junho de 1569, através de alvará concedido por D. Sebastião.

Esta é a terceira vez que a secular feira de São João, não se realiza, a primeira aconteceu em “1680, devido à peste em Espanha”, a segunda “em 1707, por causa da instabilidade política e de guerra que assolava o país”.

Em nota de imprensa a autarquia, informa que deixa em aberto a realização de um outro evento ainda este ano, caso seja possível, noutros moldes, por exemplo com uma iniciativa de carácter popular com uma duração mais curta (3 ou 4 dias).

Recorde-se que a Feira de São João, celebra-se todos os anos no Rossio de S. Brás, em Évora, e tem sido assim, salvo as interrupções referidas, desde há quase 500 anos, a feira é a romaria mais aguardada do ano e, um momento importante na vida da cidade. Entre barraquinhas, carrosséis, tascas e concertos há sempre muito para ver durante dez dias.

Desde 1569, e durante muitos anos foi a feira mais importante a Sul do Tejo, começou por ser um ponto de encontro para lavradores e criadores de gado, agora é o maior evento da capital de distrito e reúne milhares de visitantes vindos de todo o Alentejo e resto do País.
Com/ Emílio Moitas 



Sem comentários:

Enviar um comentário