quinta-feira, 23 de abril de 2020

Alentejo - Dia Mundial do Livro condicionado pelo COVID-19 celebra-se hoje através dos meios digitais em muitas bibliotecas


O momento que atravessamos impôs uma realidade que nos afastou das rotinas habituais", livrarias, bibliotecas ou tertúlias de leitura, mas ainda assim "este reajustamento ao contexto em que vivemos, permite a celebração", assinala na sua página web a  Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), que desenvolveu uma campanha de apelo e estímulo à leitura, que recorre ao Facebook e ao Instagram, através dos quais os leitores são convidados a partilhar aquilo que estão a ler.

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor comemora-se hoje, a 23 de abril, desde 1995 que, por iniciativa da UNESCO, é celebrado em todo o mundo o prazer da leitura.

No Alentejo neste “Dia Mundial do Livro 2020” para além dos condicionalismos impostos pela pandemia COVID-19, exceção para a Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago, as principais bibliotecas da região, marcam o Dia com inercia e falta de ideias, com mensagens como esta: 

 “AVISO - Informa-se que Biblioteca Municipal está encerrada ao público”

Embora não seja uma biblioteca pública, em Évora a Fundação Eugénio de Almeida (FEA) promove hoje dia 23 abril, um debate, através da Internet, com o tema “Futuros da cultura, culturas do futuro – um debate necessário”.

Agendado para as 17h00, com transmissão em direto na página da rede social Facebook do Centro de Arte e Cultura da FEA, o debate “procura estimular uma reflexão em torno dos problemas e desafios que se colocam aos agentes culturais para o desenvolvimento da sua atividade”, num contexto imposto pela pandemia da covid-19.

Participam como oradores a diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, o professor universitário, investigador e escritor Antonio Sáez Delgado, o vereador da Câmara de Évora Eduardo Luciano e o coreógrafo Rui Horta.

A nível nacional a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB)  em tempos de crise criou um passatempo para celebrar o Dia Mundial do Livro, convidando os leitores das bibliotecas públicas a elegerem a sua obra literária favorita.

A nível local, embora do outro lado da fronteira destacamos as  diversas atividades promovidas pela Biblioteca Municipal de La Codosera, que pode consultar aqui: 

No dia que se homenageia o livro e os leitores deixo a uma sugestão de leitura do livro “Contos Populares Alentejanos”, recolhidos da tradição oral na zona de Elvas.

Por último embora seja suspeito na sugestão, porque não revisitar o livro "Arronches… pelo S. João", numa edição da Câmara Municipal de Arronches, e das Edições Colibri, visto o São João de Arronches este 2020, ter que ser festejado em Casa.

 No prefacio do livro o editor refere, "Os arronchenses têm particular simpatia pelo santo popular João, ao ponto de consagrarem o dia de S. João como seu feriado municipal, para melhor se poderem dedicar à preparação das tradicionais e famosas festas".

Este livro, repleto de sugestivas imagens, regista para a posteridade esse momento grande da vila de Arronches.

Ruas engalanadas com arcos de milhares de flores de papel; arraiais de alegria e diversão, fogueiras, sardinha assada e confraternização até altas horas. Uma nota especial para a profusão de quadras populares que perpetuam o sagrado e o profano desta festa.
Fotos/ Emílio Moitas 






Sem comentários:

Enviar um comentário