sábado, 7 de dezembro de 2019

Arronches – Acolheu Ciclo de Sessões de Divulgação sobre procedimentos e boas práticas na pesca e agropecuária

Nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019, no CEIRA - Centro Interpretativo da Ruralidade de Arronches, na Rua Dr. Edmundo Curvelo, junto às Piscinas Municipais, acolheu um ciclo de Sessões de Divulgação sobre procedimentos e práticas na pesca e agropecuária, que tiveram início com a sessão “Integridade dos Sistemas Aquáticos e a Prática da Pesca”, no contexto de boas práticas e medidas de gestão de espécies exóticas.

A sessão teve lugar no passado dia 5 dezembro, pelas 17h30, com a participação de Pedro Anastácio, Filipe Banha /MARE-UÉvora, Projeto Invasaquia, e Sofia Bruxelas, Adolfo Franco, do ICN.

A segunda sessão teve como tema “A Importância da Agropecuária na Integridade dos Sistemas Aquáticos”, no contexto de boas práticas de gestão e sanidade animal.

A mesma aconteceu na passada sexta feira dia 6 de dezembro, pelas 09h30, e contou com a participação de Alice Fialho (APA/ARH – Alentejo), José Mira (Veterinário Professor Escola Superior Agrária de Beja) e David Catita (Criador de Raça Pura).

Sessões que contaram com a participação de agricultores e pescadores, com destaque para o Clube de Pesca Desportiva do Centro Republicano Arronchense, assistindo ainda ás mesmas a senhora Presidente de Câmara, Engª. Fermelinda Carvalho, Vice-Presidente, João Crespo e Vereador Paulo Furtado.

Um evento que contou com a colaboração do município de Arronches e teve organização do Projeto LIFE Saramugo/LPN, que pretende promover a conservação das populações de Saramugo (Anaecypris hispanica), nas em 3 sub-bacias do rio Guadiana (Xévora, Ardila e Vascão), com o intuito de salvaguardar a sobrevivência desta espécie, invertendo a tendência de pré-extinção que se está a verificar.

O Saramugo é uma espécie endémica do Sul da Península Ibérica, presente apenas nos troços médios e inferiores da bacia do rio Guadiana e num troço do Rio Guadalquivir.

Texto/Fotos/ Emílio Moitas/ LPN












Sem comentários:

Enviar um comentário