quinta-feira, 18 de maio de 2017

Cultura - Hoje Comemora-se o dia Internacional dos Museus



Hoje comemora-se o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, que este ano tem como tema ‘Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus’.

Criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, este dia pretende celebrar e dar voz aos museus e ao papel que desempenham na sociedade actual, através da escolha de um tema de reflexão a nível mundial, que permita uma discussão alargada sobre distintos pontos de vista.

Este ano, o tema recai no papel dos museus como veículo das histórias mais controversas, e certamente que será abordado de formas muito diversas pelos muitos museus portugueses, com entradas grátis e outras iniciativas como exposições temporárias, a levar a efeito um pouco por todo lado, a começar pelos museus mais conhecidos ou mais remotos e esquecidos em qualquer lugar de Portugal ou da aldeia global que partilhamos.

Museu (a) Brincar 

Neste sentido, e dado que pouco mais posso fazer, deixo o meu modesto contributo com alguma informação e uma sugestão de visita aos três últimos museus onde entrei nesta última semana, começo pelo “Museu de (a) Brincar em Arronches”, pelo qual tenho um especial carinho, dado que assisti ao seu nascimento a 24 de junho de 2002, e que fica localizado no espaço da antiga fortaleza e conta com um acervo notável, fruto de doações de particulares e aquisições feitas pela autarquia.

Neste espaço  com os brinquedos a marcarem a presença no imaginário de todos nós é possível fazer essa viagem através da visita a este espaço onde se podem encontrar brinquedos provenientes de diferentes regiões de Portugal e um pouco de todo o mundo.
O Museu de (a) Brincar – Esta aberto de Terça a Domingo – Encerra segundas-feiras e feriados - Entrada: 1,05 €.

Museo del Corcho

A segunda sugestão vai para o “Museo del Corcho/Cortiça”, localizado na Avenida Juan Carlos I, na vizinha localidade de San Vicente de Alcántara, e acolhe as vivências e as tradições de uma localidade que tem na cortiça a sua principal fonte de riqueza.

Neste museu podemos viajar por uma exposição que para além de inúmeras peças de artesanato em cortiça de grande qualidade, nos leva ainda conhecer o mundo da cortiça, desde a sua extracção na árvore (sobreiro), passando pelos diferentes processos de transformação até a elaboração do produto final.
O Museo  del Corcho– Esta aberto de Terça a Domingo – Encerra segundas feiras
- Entrada: grátis.

Museo Del Empalao

A última sugestão de visita vai para o “Museo del Empalao”, em Valverde de La Vera, na  calle/rua: Milros, na zona de La Vera, com este singular museu que guarda um importante espolio e aborda um antigo rito profundo e complexo, sobre o qual existem varias interpretações sobre a sua origem e significado, e que consiste na tradição desde há séculos, em que na madrugada de quinta feira  para sexta-feira Santa, alguns habitantes desta localidades saírem á rua descalços, de cara tapada e vestidos de "Empalaos ", ou seja amarrados com uma corda ao varal de madeira de um arado.

É um acto ritual de caracter íntimo e que tem por objectivo o pagamento de alguma promessa que fazem a alguma divindade em momentos de aflição.

O Museo del Empalao – Esta aberto de terça a domingo – Encerra segundas feiras e feriados
- Entrada: 1,00 €.

Para mais informação ou consulte de horários consultar websites destes  museus
Fotos: Emílio Moitas 
Foto: Museu (a) Brincar

Foto: Museu (a) Brincar

Foto:Museo del Corcho

Foto:Museo del Corcho

Fotos: Museo del Empalao


Sem comentários:

Enviar um comentário