quarta-feira, 24 de maio de 2017

Arronches hoje dia 24 foi dia de feira de Maio


Como manda a tradição hoje 24 de maio,  foi dia de Feira de Maio em Arronches, com uma manhã de temperatura de verão, foram muitos os arronchenses e visitantes espanhóis que aproveitaram o dia para fazer compras na Feira de Maio, ou simplesmente passar uma manhã diferente convivendo com conhecidos e amigos.

Longe vão os tempos em que a Feira de Maio era um acontecimento que durante alguns dias gerava grande movimento em Arronches, onde não faltavam diversões como o circo, Carrossel, pista de carrinhos de choque, corrida de touros, tenda de cinema, barracas de frango assado, ou ainda as celebres barraquinhas de tiro com moças bonitas, a carregarem as flobers (carabinas de pressão de ar).

A feira do gado era outro dos ex-líbris de Arronches, tratava-se, sem dúvida, de um acontecimento ímpar vinham de toda região marchantes, ciganos, negociantes e curiosos para aqui assistirem a todo o tipo negociatas em torno dos gados, a vila fervilhava de gente nessa semana, as tabernas registavam lucros crescentes, as novidades dos bons e dos maus negócios circulavam de boca em boca a uma velocidade estonteante.

Vinham pastores com rebanhos, a pé, de todo o concelho e região, na tentativa de fazerem bons negócios, aproveitavam e vendiam vacas, porcos ou as ovelhas velhas, as denominadas de "badanas".

Os meus parentes ciganos em grande número também nunca faltavam à feira de Arronches com o seu gado cavalar e muar, bestas velhas eram vendidas por gado novo tantas vezes motivo de burlas e de outras manigâncias e espertezas, praticadas com sentido de humor em dias de feira.

Deixamos algumas imagens da atual Feira de Maio 2017 em Arronches, que dedicamos aos feirantes e a todos aqueles que mantêm viva esta tradição, com séculos de existência.
Fotos: Emílio Moitas 













1 comentário:

  1. Grande Moita, com informação de proximidade credível objectiva e sem politiquice, marca a diferença e contribui para a divulgação da região e o para o exercício da cidadania, obrigado amigo foi bom recordar essa feira de Maio da minha infância em Arronches antes de vir viver para Coimbra.
    A. Silva Renga

    ResponderEliminar