quinta-feira, 9 de maio de 2013

Hoje em quinta-feira da Ascensão comemora-se o Dia da Espiga



Hoje comemora-se o Dia da Espiga, a Quinta-feira da Ascensão é uma festa religiosa católica. Há locais onde é mesmo um dia feriado. Celebra a ascensão de Jesus ao Céu, depois de ter sido crucificado e de ter ressuscitado (A Ressurreição é o que a Páscoa celebra).

A história é esta:
Quarenta dias depois da Ressurreição, Jesus apareceu pela última vez aos seus discípulos, em Jerusalém, e levou-os ao Monte das Oliveiras.

Depois de lhes ter renovado a promessa do Espírito Santo, ergueu as mãos ao céu e abençoou-os. Nesse instante começou a elevar-se no ar e não tardou que uma nuvem o escondesse dos olhos deles. Como estes continuaram a olhar o céu, apareceram-lhes dois anjos a anunciar que Jesus voltaria do mesmo modo que o viram subir.

Então os discípulos deixaram o Monte das Oliveiras e regressaram a Jerusalém. Este dia (a Ascensão) ocorre cerca de quarenta dias depois da Páscoa, e é sempre a uma quinta-feira, e também, sempre nessa data, celebra-se o Dia da Espiga ou Quinta-feira da Espiga.

E se tiver oportunidade vá até ao campo colher a espiga guarde o molhinho pendurado atrás da porta até para o ano pois dizem que dá sorte...

Sem comentários:

Enviar um comentário