domingo, 30 de setembro de 2012

Arronches – Concerto de órgão e cravo abriu 2º ciclo de Música nas Igrejas

A Igreja Matriz de Arronches recebeu, no passado sábado dia 29 de setembro pelas 21h00, o concerto de cravo e órgão, por Patrizia Giliberti e Rafael Reis, que abriu o 2.º ciclo de "Música nas Igrejas - Concertos de Órgão”, que vão decorrer pela região Alentejana.

Com o objetivo de divulgar o património organístico do Alentejo e a música de órgão, a iniciativa "Música nas Igrejas - Concertos de Órgão" -  resultante de uma parceria entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo, Fundação da Casa de Bragança - Paço Ducal de Vila Viçosa e Cabido da Sé de Évora, com o apoio das Paróquias e Municípios envolvidos - contempla a realização de concertos em diversas igrejas da região.

O programa deste 2.º ciclo, que arrancou em Arronches, na Igreja Matriz de Arronches, onde se pode assistir a um excelente Concerto de cravo e órgão com os intérpretes Patrizia Giliberti e Rafael Reis, a deliciarem o muito público assistente interpretando obras de Aurélio Bonelli, Giorolamo Cavazzoni, Carlos Seixas, Domenico Scarlatti ou Ramón Ferreñac entre outros.

 O evento contou com o apoio do Município de Arronches e da Paróquia de Nossa Senhora de Assunção.

Esta iniciativa vai ter continuidade durante os meses de outubro a dezembro, com concertos na Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, na Sé de Beja, Sé de Évora, Igreja de Santiago (Alcácer do Sal) e Igreja de S. Francisco (Évora).

Nomes como Rafael Reis, Patrizia Giliberti, Gianvito Tannoia, Artur Caldas, Paulo Bernardino e António Duarte, apresentarão repertórios diversificados, dando vida ao património organístico da região.

Patrizia Giliberti: nasceu em Matera, Itália. Nesta mesma cidade, no Conservatório de Música, concluiu o Curso Superior de Piano com dezanove valores. A sua actividade como concertista desenvolveu-se quer a solo quer integrando outras formações, em várias cidades italianas. Dado o seu grande interesse pela música antiga, formou-se posteriormente, também em cravo, tendo, com este instrumento, participado em vários concertos com a Orquestra de Câmara de Matera, concertos que tiverem, quer por parte do público quer por parte da crítica, uma boa aceitação. Em 2008 requer a sua admissão a douturamento europeu na Universidade de Évora, no ramo de Música e Musicologia, tendo como Orientador o Professor Doutor Benoit Gibson e Co-Orientador o Professor Doutor Gerhaard Doderer. Frequentou o segundo ano da Escola de aperfeiçoamento na Scuola Musicale di Milano na classe de cravo da Professora Emília Fadini. A sua tese é centrada em três Manuscritos do compositor Domenico Scarlatti, ligados à sua vida musical portuguesa.
Actualmente é docente de piano no Conservatório Regional de Música “Eborae Musica”.

Rafael Reis: iniciou os estudos de órgão na Academia de Música Eborense na classe de João Paulo Janeiro, onde concluiu o curso complementar. É licenciado em órgão pela Universidade de Évora onde estudou na cadeira interpretativa de órgão com João Vaz.
Participou em várias edições do curso de Mateus onde estudou cravo e música de câmara com Jacques Ogg. Estuda no mestrado em órgão na Universidade de Évora com João Vaz. É organista na Sé de Évora e na igreja de S. Francisco em Évora. É professor de órgão no Conservatório Regional de Évora – “Eborae Musica”.



1 comentário:

  1. PARABENS!
    excelente trabalho para a valorização do Património Religioso do Conselho.
    LFL

    ResponderEliminar