segunda-feira, 14 de maio de 2018

Comissão de Utentes da Rede Viária do Caia ignorou Arronches mas promete marcha lenta contra a sinistralidade rodoviária na Nacional 371 e 373

Um grupo de catorze cidadãos constituiu a recém-criada e denominada Comissão de Utentes da Rede Viária do Caia que apela à manifestação, através de uma marcha lenta, contra a "alta taxa" de sinistralidade verificada nas estradas nacionais 371 e 373, que ligam as localidades de Arronches, Campo Maior e Elvas.

Segundo notícia avançada pelo site do jornal Linhas de Elvas a primeira ação pública desta Comissão de Utentes da Rede Viária do Caia foi o encontro com os presidentes das câmaras municipais de Campo Maior e de Elvas, no dia 14 de maio, com o fim de "indagar acerca das acções e intervenções previstas para as vias em questão, e respectivas datas", uma ação que não se compreende que tenha excluído Arronches, visto este concelho debater-se com o mesmo problema com o congestionamento provocado pelo intenso trânsito de camiões, em ambos sentidos a fazer-se praticamente por dentro do perímetro urbano de Arronches.

Ainda segundo o “ Linhas de Elvas” esta  “ Comissão, segundo sublinham os catorze elementos que a compõem, "nasceu para dar voz à necessidade sentida pela população dos concelhos de Campo Maior e de Elvas, principais utentes da EN373 e da EN371, de circular em segurança.

"O grande número de acidentes rodoviários verificado ao longo das últimas décadas, com graves danos materiais e humanos, é a causa da indignação dos utentes e respectivas famílias".

Depois da reunião com os presidentes das câmaras municipais de Campo Maior e de Elvas, a segunda ação prevista por parte desta “Comissão de Utentes da Rede Viária do Caia” consiste numa marcha lenta em data a anunciar ainda durante o mês de maio nas estradas nacionais 371 e 373.

Fotos: Arquivo/ Emílio Moitas/ Acidente em Arronches zona da Ponte de Santa Maria, com derrame de ácido para a via.



2 comentários:

  1. Caro Emílio Moitas:
    A constituição da Comissão foi uma ação espontânea, que se desenrolou no espaço de 2 ou 3 dias. Não tivemos intenção de excluir Arronches, pelo contrário. O que acontece é que ainda não tivemos tempo para estabelecer os contactos necessários, que possibilitem incluir Arronches. Diga-nos, o Emílio está disponível para colaborar, ou pode indicar-nos alguém? Muito obrigada pela atenção que deu a este assunto.
    Pela Comissão de Utentes da Rede Viária do Caia,
    Paula Calado Fevereiro

    ResponderEliminar
  2. Boa noite. Faço parte da Comissão de Utentes da Rede Viária do Caia e queria aqui deixar claro que é intenção de todos nós, nesta Comissão, envolver todos os afectados neste problema e todos os interessados em vê-lo resolvido.
    A reacção a quente, depois de mais um acidente com uma vitima mortal, precipitou a necessidade de agir e levou à criação desta Comissão  cuja composição necessita, óbvia e naturalmente, da representação do município de Arronches.
    Estamos portanto abertos a receber todas as contribuições que entendam oportuno enviar assim como integrar nesta Comissão elementos naturais do concelho de Arronches.
    Com um apelo à união pela resolução dum problema que nos é comum,
    cordialmente me subscrevo,
    António Manuel Pereira

    ResponderEliminar