domingo, 14 de novembro de 2021

“Dia mundial da diabetes” - Com diabéticos sem acesso à vacinação contra a gripe no Alto Alentejo


 

Hoje 14 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Diabetes. Neste dia, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) integrará o alerta da Federação Internacional da Diabetes (IDF) sobre a necessidade de melhorar o acesso aos cuidados de saúde às pessoas com diabetes, com o slogan “Se não for agora, quando será?”.


2021, ano em que também se comemoram os 100 anos da descoberta da insulina, seria importante poder testemunhar o início de um investimento nacional e coordenado de combate à diabetes, tal como clama a Organização Mundial de Saúde (OMS), pois a diabetes continua a ser uma pandemia cuja dimensão e impacto não tem precedentes.


A Federação Internacional da Diabetes divulgou recentemente novos dados que mostram que 537 milhões de adultos vivem atualmente com diabetes em todo o mundo, um aumento de 16% face às estimativas de 2019. Prevê-se que o número total aumente para 643 milhões (11,3%) até 2030 e para 783 milhões (12,2%) até 2045.

 

Com a pandemia Covid em Portugal foram descorados os cuidados de saúde aos diabéticos, como por exemplo o acesso à vacinação contra a gripe em 2021, como se verifica por exemplo na ULSNA - Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E, que neste sábado 14 de novembro, na ação Vacinação em “casa aberta” apenas contempla a população maior de 80 anos no Alto Alentejo, ou seja pouco mais que nada.  

 

“Este fim de semana, 13 e 14 de novembro, a modalidade “Casa Aberta” vai estar aberta no Alto Alentejo para a vacinação contra a Covid-19 ou contra a gripe de cidadãos com idade igual ou superior a 80 anos. São elegíveis para a dose de reforço no regime de “Casa Aberta” os cidadãos que não tiveram Covid-19 e que já completaram o esquema vacinal há pelo menos 180 dias.


A ULSNA - Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E.P.E. informou que neste sábado, dia 13 de novembro de 2021, haverá vacinação nos locais habituais de vacinação das 9 às 17 horas nos seguintes concelhos: Portalegre, Elvas, Ponte de Sor, Alter do Chão, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Nisa e Sousel.


A população com idade igual ou superior a 80 anos, residente nos concelhos de Arronches, Crato, Fronteira, Gavião, Monforte e Marvão, poderá deslocar-se a qualquer um dos concelhos onde haverá vacinação sem necessidade de marcação prévia.”

Com/ Emílio Moitas

Sem comentários:

Enviar um comentário