terça-feira, 2 de novembro de 2021

Arronches – Hoje dia 2 de novembro recordamos os Fiéis Defuntos


Esta terça feira é Dia dos Fiéis Defuntos, que acontece a 2 de novembro em Portugal e no resto do mundo, lembramos aqui todos aqueles já partiram, os quais recordamos e nunca esquecemos, e nos nossos corações permanecem vivos.


Deixamos aqui a nossa homenagem a todos os arronchenses, homens e mulheres que nos deram a vida e o seu amor e hoje repousam nos cemitérios de Assunção, Esperança e Mosteiros, cuidados pelas respetivas Juntas de Freguesia e Câmara Municipal, ou ainda nos antigos cemitérios hoje desativados e abandonados de Nossa Senhora do Rosário e São Bartolomeu, antigas freguesias hoje anexadas à freguesia de Assunção.     

 

O Dia dos Finados, Dia dos Mortos e Dia das Almas (é ainda conhecida como All Souls Day nos países de língua inglesa).

 

A tradição deste dia remonta ao século V, quando a Igreja começou a dedicar um dia do ano para rezar pela alma de todos os falecidos, caídos no esquecimento, pelos quais ninguém rezava.


É um dia de celebração dos mortos, onde se realizam missas e orações nos cemitérios e se lembram os familiares, amigos ou conhecidos que já partiram.


 Neste dia, que não é um feriado nacional, visita-se os cemitérios e reza-se pelo perdão dos pecados das almas que deixaram o mundo.

Foto/ Emílio Moitas

Fonte/ Portugal/dia-dos-fieis-defuntos



 

Sem comentários:

Enviar um comentário