quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Mosteiros - Memórias da "Villa romana do monte da Capela”


A villa romana do monte da Capela foi encontrada no decorrer de trabalhos agrícolas no início do século passado e mais tarde identificada na sequência de trabalhos de prospeção, nos finais da década de 90.


Entre as primeiras peças aqui encontradas ocasionalmente durante trabalhos agrícolas, estão uma estátua com um torço masculino, que se encontra em Lisboa no Museu Nacional de Arqueologia, assim como fragmentos de mosaico na época supostamente depositados na Universidade de Évora.  


No local foram efetuadas escavações arqueológicas dirigidas pela arqueóloga Isabel Pinto, sendo que, foram estas as únicas escavações ocorridas no território do concelho, dedicadas exclusivamente ao período romano.


O resultado das duas campanhas saldou-se pela identificação de uma estrutura de banhos privados da villa, composto por um compartimento, do frigidarium ou tepidarium, e um outro compartimento que corresponderia ao caldarium. A estrutura apresentaria uma planta em abside.


Além da estrutura de banhos foi recolhida abundante cerâmica comum, fragmentos de dollia, materiais de construção de diferentes tipos e dimensões, material osteológico, um prego e fragmentos de estuque com pinturas de cor vermelha e verde.


À entrada do monte da Capela encontram-se dispostas algumas colunas e bases de colunas, recolhidas pelo proprietário aquando dos trabalhos de lavoura, bem como terá sido encontrado, na mesma área, um fragmento de um mosaico policromo.


Mosteiros


Mosteiros é uma freguesia portuguesa pertencente ao município de Arronches, na região do Alentejo, com 52,99 km² de área e 456 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 8,6 hab/km².

 

A freguesia localiza-se no extremo norte do concelho de Arronches, na margem esquerda da ribeira de Arronches, afluente do rio Caia, limitando com o concelho de Portalegre. Dista da sede do concelho cerca de 9 quilómetros.

 

Foi antiga freguesia de Nossa Senhora da Graça de Mosteiros e curato anual de apresentação da mitra, no termo de Arronches, e esteve anexada às freguesias de Esperança e Degolados até 1 de setembro de 1887.

 

Do seu património histórico edificado, há a assinalar os Moinhos da Ribeira de Arronches, Igreja Matriz de N. Sra. da Graça, Igreja da S. Bento, a ermida do Monte da Venda (em ruínas), villa romana do Monte da Capela e as antas das Sarnadas, de Fartos e da Nave Fria.


Do seu património natural há a destacar galerias ripícolas de vegetação ribeirinha, com destaque para amieiros (Alnus glutinosa) na ribeira de Arronches, quedas de água do Pego do Inferno, localizadas junto a Mosteiros já na freguesia de Alegrete, Pedra da Bandeira ou os vastos Montados de Azinho.


Fotos/ Emílio Moitas

IN: Contributo para a Carta Arqueológica do Concelho de Arronches (António Miguel Fernandes Lopes)

Bibliografia: Carneiro, 2011; Lopes, 2009; Pinto, 1998, 2001.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário