terça-feira, 18 de agosto de 2020

Alentejo – Pandemia leva Confraria do Senhor Jesus da Piedade a suspender S. Mateus 2020

A secular romaria em honra do Senhor Jesus da Piedade e Feira de S. Mateus não vai acontecer em setembro de 2020, quem o confirma é Carlos Damião, juiz da Confraria, referindo que, as Autoridades de Saúde consideram não ser prudente a realização deste evento que envolve sempre multidões vindas um pouco de toda a região e da vizinha Extremadura espanhola.

 

Ainda segundo, Carlos Damião “Era de todo o interesse da Confraria que houvesse São Mateus, porque é o São Mateus que governa todas as despesas ligadas ao Santuário e ao pessoal, mas as autoridades dizem-nos que é impossível”.

 

Para já e tendo em consideração o evoluir da situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal, espera-se que a componente religiosa da romaria, com destaque para a procissão dos Pendões, poderá vir a realizar-se cumprindo as medidas de segurança, isto caso as autoridades diocesanas o venham a autorizar.

 

De referir que a romaria do Senhor Jesus da Piedade, remonta ao ano de 1736, quando um clérigo elvense caiu por várias vezes da mula em que seguia, vindo a ficar diante de uma cruz, onde prometeu erguer uma igreja caso conseguisse chegar ao seu destino. Assim, por voto do referido eclesiástico se ergueu o Santuário do Senhor Jesus da Piedade.

 

A romaria tem início no dia 20 de setembro, começando com a chamada Procissão dos Pendões. A procissão inicia-se por volta das dezoito horas, saindo da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas e da Ermida de Nossa Senhora das Dores.

 

No cortejo, que tem a duração de cerca de três horas, incorporam-se, ao som dos hinos de três bandas filarmónicas, com destino ao Santuário do Senhor da Piedade, os estandartes e pendões representativos de todas as paróquias, irmandades e confrarias do concelho de Elvas, da Câmara Municipal, das unidades militares sediadas na cidade, dos Bombeiros Voluntários e outras coletividades importantes, todas elas precedendo o pendão da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, que encerra o cortejo.

 

À chegada ao Parque do Piedade, onde também decorre a secular Feira de São Mateus, tem lugar uma sessão de fogo de artificio, que se repete nos dias seguintes.

 

A romaria termina uma semana depois, com a Procissão de regresso dos Pendões, após vários dias de grande animação no Parque da Piedade, onde acorrem muitos romeiros e visitantes provenientes de várias partes do país (essencialmente do Alto Alentejo) e da vizinha Extremadura espanhola.

 Fotos/ E. Moitas / Arquivo




 

Sem comentários:

Enviar um comentário