sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Alentejo - Faleceu o "Professor Du" uma glória do futebol e que levou "Centro Republicano Arronchense" à III Divisão Nacional


Faleceu esta sexta-feira, dia 14 de agosto, aos 84 anos, o Professor Eduardo de Sousa Lima, conhecido pela comunidade portalegrense como o Professor Du, como carinhosamente era tratado por todos.

 

Eduardo de Sousa Lima era natural da ilha de S. Vicente em Cabo Verde, foi jogador do Clube Desportivo Portalegrense, onde foi uma grande glória. Notabilizou-se também como professor na cidade de Portalegre, onde casou e constituiu família. O "Professor Du" também foi jogador da Académica de Coimbra.

 

Viúvo, há alguns anos, encontrava-se um lar de Ponte de Sor, local onde reside o seu filho Jorge Lima, campeão de natação e técnico de Desporto no Município de Gavião.

 

De referir que foi com o Professor Du, que o Centro Republicano Arronchense conquistou a sua primeira subida à III Divisão Nacional, na época de 1989-90, um feito na época para o futebol arronchense.

 

Anos mais tarde o Professor Du, voltou ao concelho de Arronches, desta vez ao serviço do Futebol Clube Mosteirense, possivelmente na época em que o saudoso Nelito Cardoso, foi presidente do Mosteirense.

 

O Clube Desportivo Portalegrense, em nota na sua página web, referiu:

 

“Foi com imenso pesar e tristeza que recebemos hoje a notícia do falecimento de EDUARDO SOUSA LIMA (Professor Du).

 

Para além de ser o maior ícone do desporto na cidade de Portalegre, onde se destacou nas várias modalidades, o Professor Du, foi um dos melhores jogadores e atletas que passaram pelo nosso Desportivo, Capitão de Equipa e Treinador.

 

Teve a particularidade de enquanto jogador de futebol, ter vestido sempre e apenas as nossas cores e representado o nosso emblema.

 

Foi sempre um dos nossos!

Deixou-nos hoje aos 83 anos!

Que a sua alma descanse em paz e, a sua em particular, nunca morrerá!”

 

A Câmara Municipal de Portalegre, em nota de imprensa lamentou também a morte do professor lembrou o legado que deixou e que devemos agradecer e preservar", enaltece a autarquia.

 

O Município de Portalegre homenageou Eduardo de Sousa Lima com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, a 23 de maio de 2005 e em 2008, novamente no Dia da Cidade e do Concelho de Portalegre, o Estádio dos Assentos foi renomeado e passou a chamar-se Estádio Municipal Eduardo Sousa Lima.

 

O funeral do professor Du está marcado para sábado, com as cerimónias fúnebres a decorrerem no cemitério de Portalegre.

 

À família enlutada, apresentamos sentidas condolências.

 

Fotos/ Jornal Alto Alentejo / Arquivo: E. Moitas



 

Sem comentários:

Enviar um comentário