quarta-feira, 17 de abril de 2019

Parque Natural da Serra de São Mamede comemorou 30 anos sem motivos festejar


 O Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM) é uma área protegida portuguesa, situada na Serra de São Mamede, na região fronteiriça do nordeste Alentejano.

 Ocupa uma área aproximada de 56000ha, distribuídos por quatro concelhos do distrito de Portalegre, Castelo de Vide, Marvão e Arronches, criada em 14 de abril de 1989.

A variedade de biótopos que caracteriza o PNSSM associada aos diversos tipos de habitats, proporciona uma grande riqueza faunística.

A área do parque é de grande importância a nível ornitológico, tanto no território nacional como da Península Ibérica, fazendo parte da rota migratória de muitas espécies de aves entre a Europa e a África. Foram inventariadas pelo Atlas das Aves do PNSSM cerca de 150 espécies em que 40 nidificam no Parque.

Uma riqueza que não evitou o esvaziamento de competência, abandono de projectos  infraestruturas  criadas em toda a área do Parque, não deixa de surpreender que agora se diga que a estratégia para a conservação da natureza "não são só palavras”, como referiu a secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos, que falava, na passada segunda feira, nas comemorações dos 30 anos da criação do Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM), sustentou a sua afirmação com o lançamento do projeto para recuperação e valorização de habitats naturais desta  área protegida.

De acordo com a governante este projeto, que vai ser executado nos próximos três anos, implica um investimento de dois milhões de euros, e vai envolver os quatro municípios inseridos na zona protegida (Portalegre, Marvão, Castelo de Vide e Arronches), e o Instituto Superior de Agronomia.

Para além da valorização e recuperação de habitats e espaços florestais, o projeto prevê ações de sensibilização e formação nas escolas, junto de agricultores, produtores locais e turistas, bem como prevenção estrutural e contratação de uma equipa de vigilantes florestais.

Um dia que não foi de festa nem para o PNSSM ou habitantes desta suposta área protegida com sucessivos ataques a esta área protegida e ausência de um modelo de proximidade com os residentes e visitantes do Parque de forma a salvaguardar e preservar a sua riqueza.
Fonte/ Rádio Portalegre / Fotos Emílio Moitas    


Sem comentários:

Enviar um comentário