terça-feira, 30 de abril de 2019

Arronches - Romaria do Rei Santo este domingo 5 de maio


Arronches prepara-se para viver mais uma romaria do Rei Santo, em Nave Fria na freguesia de Esperança, o que vai acontecer este domingo dia 5 de maio.

Como habitualmente a romaria tem início com a caminhada dos romeiros portugueses e espanhóis que partem para a ermida do Rei Santo desde diferentes localidades como Arronches, Mosteiros, Esperança e La Codosera, juntando centena de caminheiros.

A romaria do Rei Santo acontece 15 dias após o Domingo de Páscoa, sendo uma das manifestações populares do concelho de Arronches com mais antiguidade e tradição das gentes raianas.

As cerimónias religiosas tem lugar pelas 12h00, com missa seguida de procissão em redor da ermida.

Protector dos campos, os agricultores recorrem ao Santo na protecção das suas searas e rebanhos, reconhecidos pelas graças recebidas os agricultores no dia da romaria vão ali pagar as promessas ao Santo, outrora com sacos de trigo e actualmente ainda fogaças que são leiloadas no decorrer da festa.

Aos participantes na romaria fica a sugestão para deixarem as viaturas estacionadas no início da subida para a ermida do Rei Santo, dado o adro da igreja ser exíguo e persiste alguma limitação com a utilização dos terrenos adjacentes, local onde se vinha realizando a romaria desde tempos remotos.
Foto/ E. Moitas 

Sem comentários:

Enviar um comentário